XI Encontro dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais.

O Colegiado dos Secretários Executivos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais (COSECS-MG), em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica (CISVI) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), realizaram nos dias 21 e 22 de novembro, no auditório do Verona Tower Hotel em Divinópolis, o XI Encontro dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais.

O evento teve como objetivo mostrar a importância dos consórcios de saúde como ferramenta de gestão regionalizada, a promoção do intercâmbio das experiências que vêm sendo desenvolvidas nos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais, a transmissão de informações visando novas oportunidades para os gestores dos Consórcios de Saúde e mostra dos desafios a serem enfrentados para a implementação das formas de cooperação intermunicipal. O público alvo foram os secretários executivos, prefeitos, secretários municipais de saúde, assessorias e técnicos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais, representantes da área da saúde.

É realizado sempre no mês de novembro e concomitantemente é comemorado o aniversário do COSECS. É a primeira vez que o encontro é realizado em Divinópolis e centenas de representantes de vários Consórcios de saúde de Minas Gerais acompanharam atentos as palestras e debates promovidos no encontro.

O presidente do CISVI, Marco Aurélio de Oliveira, comemorou a realização do evento em Divinópolis. “Esse encontro foi importante para os Consórcios Intermunicipais de Saúde, estamos muito felizes, pois conseguimos atingir vários objetivos. Um dos principais intuitos quando sugeri Divinópolis para sediar o encontro deste ano foi trazer para o município uma movimentação, mostrar a nossa cidade aos mineiros dos quatro cantos do estado, que são consumidores potenciais.”

Já Narcélio Costa, presidente do COSECS/MG, destaca a positividade do encontro. “Nós alcançamos o objetivo, que é a troca de experiências, tivemos a participação da Rede Nacional de Consórcios, foram debatidos temas de políticas públicas para viabilização de financiamentos para Consórcios, enfim, temas importantíssimos”.

Para o secretário executivo do CIS-URG Oeste, José Marcio Zanardi, foi uma importante oportunidade para o avanço das políticas públicas, principalmente na área da saúde, e fortalecimento dos Consórcios no Estado de Minas Gerais.

Em breve link com todas as fotos do evento.

22 de novembro de 2019