Unidades de Suporte Avançado (USAs) do SAMU passarão a contar com videolaringoscópio.

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência CIS-URG Oeste e também Prefeito do município de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, realizou, na manhã desta terça-feira, 01 de dezembro, na Sede administrativa do em Divinópolis, a entrega para a equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) de Divinópolis, para a Diretora Clínica, Dalila Faria, e para a administração do Consórcio, os aparelhos videolaringoscópios que passarão a integrar os equipamentos das Unidades de Suporte Avançado (USA) do SAMU.

Esse aparelho propiciará mais rapidez na intubação dos pacientes no atendimento de urgências, além de registrar o que foi feito pelo médico da equipe. “É um equipamento que vai ajudar a proficiência dos médicos que fazem o procedimento de intubação, pois os pacientes que têm insuficiência respiratória precisam de um suporte ventilatório através de um tubo orotraqueal, então com o videolaringoscópio, o posicionamento deste tubo fica facilitado. Pode ser feito registro tanto fotográfico, quanto por vídeo, servindo de documento, registro formal, para certificar a intubação deste paciente.”, comenta Marco Aurélio Lobão, diretor técnico do SAMU.

“Um investimento de quase 200 mil reais de recursos próprios do Cis-URG Oeste. Foram adquiridos sete videolaringoscópios que serão colocados em nossas sete Unidades de Suporte Avançado (USAs), que estão distribuídas em bases descentralizadas de forma a atender os 53 municípios da nossa regional de saúde. Na oportunidade, agradecemos ao governo do estado, na pessoa do Superintendente Regional de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, o Secretário, Carlos Eduardo, por tudo que tem feito para mantermos o Consórcio em funcionamento e prestar um bom atendimento à população. Este equipamento, com certeza, vai promover assistência de melhor qualidade à nossa população quando precisar do atendimento de emergência.”, destaca o Secretário Executivo do CIS-URG Oeste, José Marcio Zanardi.

O Superintendente Regional de Saúde da Região Ampliada Oeste, Alan Rodrigo, destacou e agradeceu, em nome da Secretária de Estado de Saúde, a tecnologia incorporada ao parque assistencial do SAMU. “Esse equipamento vem coroar a excelência do SAMU na oferta dos serviços na região. Em específico neste caso, esse aparelho acelera o processo de intubação, um ganho muito grande de resposta emergencial aos pacientes. Realmente o Estado tem buscado cumprir com os seus compromissos financeiros, principalmente com o Consórcio de Urgência, pelo perfil que ele tem de resposta para a região, pelo grau de resolutividade que propicia ao usuário que precisa em um momento tão terrível da vida, em situações de urgência e emergência. Só temos a agradecer mais esse item incorporado a tecnologia do CIS-URG Oeste.”

1 de dezembro de 2020