Transferência aérea para bebê de 10 meses após complicações por picada por escorpião.

O acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira, 12 de junho. De acordo com relatos da mãe da bebê, o escorpião amarelo estava em uma rede de balanço e quando ela deitou a criança, o animal a picou nas costas.

Primeiramente a menina foi atendida na Santa Casa de Pitangui, mas lá só tinha um frasco do soro para veneno de escorpião. Como o SAMU faz a distribuição e controle desses soros para animais peçonhentos, por volta das 11:30, foi acionado e transferiu a criança para o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) em Pará de Minas, para tomar mais outros três frascos.

Como a picada de escorpião é muito perigosa para crianças e idosos, o quadro de saúde da criança se agravou durante a tarde. A equipe do HNSC solicitou uma vaga para ela no Hospital João XXIII em Belo Horizonte e foi pedido para o SAMU fazer a transferência. Como o quadro da criança estava grave, os médicos reguladores tentaram o apoio do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar (BOA) para o transporte aéreo. Devido já ser final de tarde e as equipes do BOA não fazerem voos noturnos, o Batalhão solicitou apoio do helicóptero da Polícia Civil (voa a noite) que prontamente deslocou até a cidade de Pará de Minas e juntamente com o médico, Stephan Heimann, e o Enfermeiro, Guilherme Marques, que atuam na Unidade de Suporte Avançado (USA) de Itaúna, fizeram a transferência.

O voo durou aproximadamente 25 minutos. Após repassar o caso para os médicos do Hospital, a equipe do SAMU retornou para Itaúna em uma ambulância que foi fazer uma transferência para o João XXIII.

Para o enfermeiro Guilherme Marques, essa transferência aérea foi muito importante devido ao estado da criança. “Essa ação conjunta, a disponibilidade da equipe da Polícia Civil de colaborar nesse transporte, foi de total importância para a sobrevida da criança!”, comenta emocionado.

gerencia
Author: gerencia

Publicado por

13 de junho de 2019