SES altera data de inauguração do SAMU para dia 6 de junho

O secretário adjunto de Estado de Saúde Nalton Moreira anunciou em visita a Divinópolis, nesta segunda-feira (15), que a data de inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), marcada para o dia 30 deste mês, foi remanejada para o dia 6 de junho devido a compromissos de agenda do governador Fernando Pimentel.

A diretoria executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG), lamenta mais um adiamento da data, mas, ressalta que entende as justificativas apresentadas.

“Estamos trabalhando dentro do calendário apresentado pelo Governo de Estado através da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Lamentamos a nova data, entretanto, compreendemos as justificativas apresentadas. Ressaltamos que no dia 6 de junho a população do Centro-Oeste poderá contar com o Serviço nos 54 municípios”, destacou o secretário executivo do CIS-URG José Marcio Zanardi.

O secretário executivo agradece a tolerância de toda população que ainda aguarda o início das atividades do Serviço e destaca que com a inauguração do SAMU será consolidado um novo modelo de assistência às urgências em saúde em toda região, o que diminuirá o número de óbitos e sequelas com o atendimento pré-hospitalar.

Convocação de colaboradores

Dando seguimento ao calendário de inauguração, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste, iniciou no último dia 9 deste mês, a contratação dos 359 colaboradores que vão atuar no SAMU.

Os candidatos aprovados no processo Seletivo Simplificado, devem apresentar a documentação constante das cláusulas 9.3, 9.4, 9.4.1, 9.4.2, 9.4.3, 9.4.5, 9.4.6, 9.4.7, 9.4.8, 9.4.9, 9.4.10, 9.4.11, 9.4.13 do Edital, até o dia 17 de maio de 2017 na sede do CIS-URG, localizado na Rua Praça Pedro Xisto Gontijo, n.º 550, no Centro de Divinópolis de 8h às 11h e 13h às 17h.

Reunião

A diretoria do CIS-URG também destaca que a reunião entre os colaboradores que trabalharão no SAMU, está mantida para o dia 27 de maio.

A reunião geral de alinhamento para o início das atividades do Serviço ocorrerá de 8h às 18h, no auditório da Faculdade Pitágoras, que fica na Rua Santos Dumont, nº 1001, no Bairro do Carmo em Divinópolis.

Na oportunidade serão levantadas questões vitais para o início do Serviço, assim como distribuição de uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), assinatura de documentos, organização das escalas de trabalho, informações sobre as grades de referência, treinamento prático, dentre outros assuntos.

A diretoria do CIS-URG conta com a participação de todos. “Nesse momento a cooperação mútua será fundamental para darmos início, da maneira mais harmoniosa possível, a esse serviço essencial para a população da nossa região”, destacou o diretor médico do SAMU, Marco Aurélio Lobão.

18 de maio de 2017