Na manhã da sexta-feira, 12 de agosto, uma comitiva liderada pelo Secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, realizou visita técnica à Sede Administrativa do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), em Divinópolis.
Durante o evento, o principal tema abordado foi a expansão da cobertura do SAMU para 12 municípios localizados na Macrorregião de Saúde Centro, sendo eles Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Piedade dos Gerais, Rio Manso e São Joaquim de Bicas. O Secretário também entregou ao Consórcio oito novas ambulâncias, sendo duas Unidades de Suporte Avançado (USA) e seis Unidades de Suporte Básico (USB) que atuarão em seis bases descentralizadas, atendendo os municípios que passarão a integrar o CIS-URG Oeste.
“Esta expansão, que está sendo formalizada hoje, é muito importante para este Consórcio que é crucial para a abrangência do SAMU em Minas Gerais. Com boa experiência e um ótimo trabalho, o CIS-URG Oeste ajuda diariamente várias pessoas que precisam do serviço com agilidade. E é com essa experiência que vamos conseguir abranger todos os municípios do Estado através dos Consórcios Regionais de Saúde”, comenta o Secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.
“Hoje é um grande dia de muita felicidade para o CIS-URG Oeste, que amplia sua área de cobertura para mais 12 municípios da Microrregião de Betim. Desejo boas vindas a estas novas cidades que receberão um serviço qualificado desta excelente equipe, que preza pela agilidade e pela qualidade no atendimento a centenas de milhares de pessoas”, felicita o presidente do CIS-URG Oeste e também prefeito de Bambuí, Olívio José Teixeira.
“O plano de expansão para 100% do território de Minas Gerais é uma grande iniciativa por parte do Estado. E coube a nós do CIS-URG Oeste adotar essa expansão e levar o atendimento para estes municípios que juntos, tem uma população de cerca de 300 mil habitantes. Essa parceria com o Governo de Minas visa melhorar o atendimento a esta região que, até então, não contava com um atendimento pré-hospitalar, e que agora tem um serviço gratuito que atende 24 horas por dia para todos os cidadãos que precisarem”, destaca José Marcio Zanardi, Secretário Executivo do CIS-URG Oeste.
Por Marcos Sant’ Ana, estagiário em comunicação pelo CIS-URG Oeste