SAMU reforça ações com gestores de Carmo do Cajuru

A direção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza constantemente reuniões para alinhamento de ações com gestores dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oste (CIS-URG), a fim de esclarecer dúvidas, somar esforços e assim melhorar a assistência à população. Nesta quinta-feira (5) o SAMU recebeu o prefeito de Carmo do Cajuru Edson Vilela, a secretária de Saúde Fabiana Ferrari e representantes do Pronto Atendimento Municipal.

A equipe foi recebida pelo coordenador geral do SAMU José Marcio Zanardi e o diretor médico Marco Aurélio Lobão, que esclareceram e dialogaram com os gestores sobre o fluxograma de atendimentos do SAMU. “Alinhamos muitas questões com a Secretária de Saúde e com o prefeito. A reunião foi finalizada inclusive, com uma proposta de implantação de uma unidade de resgate no município e um convênio mais formalizado junto ao nosso Núcleo de Educação Permanente (NEP)”, destacou o diretor médico.

O prefeito Edson Vilela ressaltou a relevância do Serviço para a região e a necessidade de constantes diálogos entre o SAMU e os municípios que fazem parte do Consórcio. “O objetivo foi tratado a contento. É claro, muitas coisas precisam ser amadurecidas ainda. Este é um período de experiência e cabe, de fato,  reuniões com todos que fazem parte do SAMU, para que posamos discernir algumas dúvidas e apontarmos juntos direcionamentos, se necessário for. O SAMU veio para ficar, o Serviço está bem estruturado, bem gerenciado e a gente percebe que existe um controle muito preciso das ações”, avaliou.

O prefeito ainda pontuou a necessidade de todos os colaboradores da saúde estarem atentos à humanização dos serviços prestados. “Entendemos sobretudo, que saúde é parceria e humanização. Quem quer trabalhar com a área da saúde tem antes de tudo que ter humanização. Não resolve ter belíssimos equipamentos de última geração se por trás desses equipamentos não tiver uma pessoa humana e que se importa com o outro ser humano”, destacou o prefeito.

Ilda Araújo é enfermeira do Pronto Atendimento de Carmo do Cajuru e lembrou das dificuldades iniciais que teve com o SAMU, mas avalia que todo início de atividade gera dúvidas e, por isso, destaca a importância dos diálogos entre as equipes. “A reunião foi muito esclarecedora e conseguimos fechar muitas questões que estavam soltas, como os fluxos de atendimentos e como devemos agir em parceria com o SAMU. Vai ser muito importante para acertarmos mais e assim conseguirmos salvar mais vidas”.

Durante a reunião a direção do SAMU se dispôs a realizar uma ação educativa na cidade, no dia 20 de outubro. A data já foi acertada com a secretária de Saúde Fabiana Ferrari. “Vamos conseguir trabalhar essa parceria com o SAMU, que veio para somar com o município. Certamente, a população ganhou muito e vamos articular uma educação permanente na cidade”, destacou.

O coordenador do Pronto Atendimento Modestino Fonseca Peixoto, também aproveitou a ocasião para destacar a importância da parceria entre a unidade de saúde e o SAMU. “A fala do diretor médico durante a reunião foi marcante e vai mudar muitas coisas para melhor. Ele ressaltou que quando todo mundo tem o mesmo objetivo, que é salvar vidas, o resultado é impecável”, finalizou.

5 de outubro de 2017