SAMU propõe termo de parceria com Resgates Voluntários

Representantes de quatro Resgates Voluntários da região Centro-Oeste se reuniram nesta quarta-feira (20) com a gerência administrativa do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG), que gerencia o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para alinhar ações conjuntas entre os socorristas. Todos os resgates da região foram convidados, comparecendo representantes de Carmo do Cajuru, Cláudio, Pará de Minas e Lagoa da Prata.

O encontro realizado na sede do CIS-URG, foi uma oportunidade para pensar, elaborar e aprimorar trabalhos integrados entre o SAMU e os socorristas municipais. Ficou definido que será criado um termo oficial de parceria.

“Desde o início da implantação do SAMU, nós fizemos contato com os resgates da nossa região para que atuássemos de forma conjunta, uma vez que, temos a Central de Regulação das Urgências e, portanto, todos os serviços de urgência e emergência devem estar subordinados e integrados a essa Central. Esse diálogo já havia sido iniciado de forma individual e hoje chamamos para conversarmos sobre a integração (dificuldades e avanços) os representantes de Cláudio, Carmo do Cajuru, Lagoa da Prata e Pará de Minas. Convidamos também o resgate de Pitangui e lamentamos a falta em nosso encontro, para que a gente pudesse aprofundar essas questões”, disse o coordenador do SAMU, José Marcio Zanardi.

José Marcio ainda reforça sobre a criação do termo oficial de parceria, onde serão incluídas questões que vão envolver diretamente a atuação dos socorristas em seus respectivos municípios. “O que ficou de importante, é que nós vamos formalizar com essas instituições, algumas ações conjuntas SAMU/Resgate. Uma delas é a integração com a Regulação Médica, educação continuada desses profissionais, comunicação entre as ambulâncias, para que não haja sobreposição de atendimentos, bem como, a possibilidade de apoio nas ocorrências e também, algum apoio material, pois a gente sabe das dificuldades desses profissionais, de muitas vezes não conseguirem doações para continuar fazendo o trabalho que fazem com excelência, qualidade e de bom coração”, reforçou.

“Foi uma reunião onde todos tiveram oportunidade de falar das dificuldades e dos avanços com a implantação do SAMU. Ficou programado para o ano que vem, um encontro com capacitação e formação dos resgates com o SAMU. Só tenho a agradecer todos que compareceram”, completou José Marcio.

Márcio Nunes, coordenador operacional do Resgate de Cláudio, disse que a reunião foi uma oportunidade para alinhar ações e vínculos entre as equipes. “A reunião foi bem esclarecedora, produtiva e é o que já conversávamos informalmente. Agora para dar uma sequência nesse trabalho em conjunto, estamos formalizando junto ao Resgate e junto ao SAMU, é de suma importância porque o objetivo fim é sempre a vida. A chegada do SAMU só veio acrescentar e somar, quem ganha é a população. Estamos muito felizes com esta parceria”, destacou.

Para Marcos Campolina, coordenador operacional do Resgate Anjos do Asfalto em Pará de Minas, a reunião serviu para estreitar a parceria que já existe no município. “Estamos aí para somar esforços em uma razão que é a vida. Achamos muito importante, inclusive, a questão da Regulação Médica, que vai nos ajudar no direcionamento dos pacientes. Desde que o SAMU chegou a Pará de Minas tivemos uma boa interação e já trabalhamos várias vezes juntos”, lembrou.

“Acreditamos que é possível fazer essa integração, uma vez que, aquilo que nos une é muito maior do que aquilo que nos separa. Nosso objetivo é salvar vidas e quando a vida está em primeiro lugar não há nada que nos possa dividir”, finalizou o coordenador do SAMU, José Marcio Zanardi.

20 de dezembro de 2017