SAMU Oeste é habilitado pelo Ministério da Saúde (MS)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG), acaba de ser habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) em Brasília. O coordenador do SAMU José Marcio Zanardi dentre outros agentes políticos se reuniram na tarde desta quarta-feira (7), com o ministro da Saúde Ricardo Barros, que autorizou a portaria de habilitação no dia em que o Serviço completa oito meses de atuação no Centro-Oeste de Minas Gerais.

Desde a inauguração do SAMU todas as ações técnicas e administrativas estiveram pautadas para que houvesse a habilitação dentro do Programa Nacional de Atenção às Urgências. Toda documentação que diz respeito ao processo foi providenciada pelo CIS-URG e enviada para a Secretaria de Estado de Saúde (SES), que foi a responsável pela apresentação dos documentos ao Ministério, ainda no ano passado.

Em Brasília, estiveram presentes na audiência: o deputado Domingos Sávio que, exerceu fundamental papel nas articulações políticas, além do vice-presidente do CIS-URG Fernando Cabral, o gerente de logística do SAMU Dárcio Abud Lemos, o vice-prefeito de Divinópolis Rinaldo Valério, o prefeito de Carmo do Cajuru Edson Vilela e o secretário de Atenção às Urgências, Francisco Assis.

A habilitação significa que o SAMU Oeste receberá neste ano recursos da ordem de aproximadamente R$ 8 milhões. O que significa ainda, que o Estado será desonerado em cerca de R$ 680 mil por mês. “Com a habilitação, o SAMU Oeste passará a receber repasses do Governo Federal e assim, o Estado, que repassa mensalmente cerca de R$ 2 milhões passará a contribuir com R$ 680 mil a menos com o custeio mensal. O Serviço passa então a ser custeado pelos Municípios, Estado e União”, disse o coordenador do SAMU, José Marcio Zanardi.

José Marcio ressalta que a habilitação ocorreu em tempo recorde devido ao compromisso firmado pelo ministro Ricardo Barros, a quem ele agradece o empenho e também estende gratidão ao Presidente do Consórcio e prefeito de Luz, Ailton Duarte, que por motivos de força maior não pôde comparecer à reunião, à Secretaria de Estado de Saúde (SES), que segundo ele, vem trabalhando incansavelmente parta manter o SAMU em atividade. José Marcio agradece também aos prefeitos da região que fazem parte do Consórcio e ao deputado Domingos Sávio, que sempre abraçou o SAMU e tanto se empenha para os avanços do Serviço.

9 de fevereiro de 2018