SAMU inicia atendimentos a 1,2 milhão de habitantes

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Região Ampliada de Saúde (RAS) Oeste passa a operar nesta quarta-feira (7), a partir das 7h. O SAMU foi oficialmente inaugurado na terça-feira (6) com a presença do governador de Minas Gerais Fernando Pimentel e demais autoridades políticas envolvidas na implantação do Serviço.

Durante a cerimônia, houve o descerramento da placa inaugural do SAMU e a entrega das chaves de 31 ambulâncias doadas pelo Estado ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da região Ampliada Oeste (CIS-URG).

A partir de agora as ambulâncias estão distribuídas em 24 bases, incluindo Divinópolis, onde está sediada a Central de Regulação das Urgências.

A solenidade contou com a presença de mais de 500 pessoas, incluindo prefeitos e representantes dos municípios que integram o CIS-URG, responsável por gerir o Serviço.

Também participaram do evento autoridades de segurança pública, parlamentares, deputados estaduais e federais, secretários de Estado, colaboradores que vão atuar no SAMU, todo corpo diretivo do CIS-URG, entre eles o presidente do Consórcio Ailton Duarte e o secretário executivo José Marcio Zanardi.

Participaram ainda o secretário adjunto de Saúde Nalton Moreira e o secretário estadual de Saúde, Sávio Souza Cruz. Ambos tiveram participação ativa nos inúmeros diálogos para implantação do SAMU.

Sávio reforçou durante o evento que a região Centro-Oeste é hoje um modelo no Estado e garantiu repasses para custeio mensal do Serviço. “Os recursos estão assegurados. Não implantaríamos o SAMU sem a expectativa de que ele se mantenha. É um motivo de grande satisfação para nós saber que mesmo com as dificuldades que a gente vive, conseguimos ampliar o atendimento do SAMU para a região Centro-Oeste do estado”, afirmou.

Investimento

A implantação do SAMU atenderá 1,2 milhão de pessoas, habitantes de 54 municípios. Ao todo, o Estado investiu R$ 7 milhões no convênio de implantação e R$ 3,9 milhões na compra das 31 ambulâncias para composição da frota que irá atender a população.

O presidente do CIS-URG e prefeito de Luz, Ailton Duarte, comemorou a inauguração do e a chegada das novas ambulâncias, segundo ele, um dia histórico para os municípios envolvidos.

“O primeiro passo para a implantação do SAMU foi dado com a fundação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste, que é responsável por desenvolver, junto com as cidades afiliadas, ações de serviço de saúde por meio do SUS. Mesmo com as dificuldades encontradas em Minas e em todo país, o CIS-URG contou com repasse de cerca de R$ 7 milhões e a doação das ambulâncias, feita pela Secretaria de Estado de Saúde para que o SAMU se tornasse uma realidade”, enfatizou durante sua fala.

Ainda com a palavra Ailton saudou a todos os colaboradores. “Meus agradecimentos especiais  aos colaboradores que já atuam e os que a partir de hoje passam a integrar a equipe do SAMU e, por fim, agradecemos toda a população, que mesmo, por tantas vezes, cheia de dúvidas, nunca perdeu a fé e hoje é a grande premiada com este Serviço”, reformou transmitindo também uma mensagem de expectativas sobre atuação dos profissionais.

“A todos que vão a partir de agora assumir seus postos de trabalho, desejamos boas vindas e esperamos que deem o melhor de cada um e façam o possível e o impossível, para que vidas sejam salvas. É o que todos os gestores e população do Centro-Oeste mineiro esperam”, concluiu.

Durante o discurso na solenidade, Pimentel destacou a importância do trabalho diário do povo mineiro e a necessidade de se investir em setores estratégicos para economia do Estado, mesmo diante do atual cenário de crise.

“O mineiro conhece cedo a palavra trabalho. É o que nós temos feito desde que assumimos o Estado, 24 horas por dia, para enfrentar as dificuldades, as adversidades, essa crise terrível que se abateu sobre o Brasil. Crise econômica, política, institucional. Minas está respondendo a isso com trabalho. E o resultado está aqui, é um dos muitos resultados que a gente pode celebrar em Minas Gerais”, afirmou o governador, destacando que a ideia é que o SAMU chegue a 100% dos municípios mineiros até o fim de seu mandato.

SAMU
Gerenciado pelo CIS-URG, o SAMU tem o objetivo de chegar à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência. Para dar agilidade aos atendimentos, o serviço contará com uma frota de 31 ambulâncias distribuídas em 23 municípios, que darão suporte total a 54 cidades que integram a região Centro-Oeste do estado.

As ambulâncias são do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), que serão tripuladas por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista. Além desses veículos, também haverá sete Unidades de Suporte Avançado (USA), tripuladas por um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista.

As cidades que contarão com os veículos foram escolhidas com base em estudos de viabilidade, sendo que a logística dessa distribuição foi feita para que se situem em pontos estratégicos, de forma que o tempo entre a chamada recebida pelo 192 e a chegada da ambulância demore no máximo 40 minutos em qualquer ponto da região. Para a escolha também foram levados em consideração os acessos, estradas, rodovias e estradas rurais.

Em Divinópolis estarão disponíveis três ambulâncias, sendo duas Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Uma USB estará posicionada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma USA e USB estarão disponíveis na Central de Regulação das Urgências, situada no Centro da cidade.

17 de junho de 2017