SAMU dá apoio em operação de transferência de pacientes do Hospital de Coromandel para o Hospitais de Divinópolis.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) continuou neste domingo, 14, por solicitação da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) a operação de transferência de pacientes com Covid-19, do Hospital de Coromandel para Hospitais de Divinópolis.

A ação da SES feita em parceria com o CIS-URG Oeste e a Prefeitura Municipal de Divinópolis, foi realizada com o apoio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.  “Coromandel está em uma situação crítica, com pacientes que precisam de acolhimento hospitalar e não conseguem por causa da quantidade de casos confirmados no município nos últimos dias”, esclarece o Diretor Técnico do CIS-URG Oeste, Marco Aurélio Lobão.

Segundo o Secretário Executivo do CIS-URG, José Márcio Zanardi, o SAMU além de fazer o serviço de atendimento pré-hospitalar, realiza também as transferências inter-hospitalares, reguladas (autorizadas) pelo Sistema Estadual de Regulação (Susfácil). “O SAMU faz as transferências inter-hospitalares reguladas pelo SUS Fácil. A nossa missão é levar estes pacientes ao Hospital onde está a vaga regulada pela Secretaria de Estado de Saúde”, explica.

No sábado, dia 13, foram utilizados os helicópteros Arcanjos 04 e 06, cada um trouxe um paciente até o aeroporto de Divinópolis e duas Unidades de Suporte Avançado do SAMU, concluíram o trajeto até o Hospital de Campanha na Upa de Divinópolis. Já neste domingo, 14 de fevereiro, atuaram na operação o Arcanjo 07 (avião), o Arcanjo 04 e o Arcanjo 06 (helicópteros), Unidades de Suporte Básico e Unidades de Suporte Avançado (USBs e USAs) que fizeram a transferência de nove pacientes. Juntando os dois dias de operação, onze pacientes foram trazidos para Divinópolis .

De acordo com as informações da Superintendência Regional de Saúde, o encaminhamento dos pacientes ficou da seguinte forma;

No sábado 13/02/2021

Hospital de campanha

1) Sexo Masculino  – 45 anos – UTI

2) Sexo Masculino –  47 anos – UTI 

Domingo 14/02/2021

São João de Deus

3) Sexo feminino – 51 anos – enfermaria

4) Sexo masculino – 48 anos – enfermaria

Hospital de Campanha

5) Sexo feminino – 34 anos – UTI

6) Sexo feminino –  49 anos UTI

7) Sexo masculino – 76 anos – UTI 

8) Sexo Feminino  –  58 anos – UTI

9) Sexo Masculino  – 62 anos – UTI

10) Sexo Feminino – 32 anos – UTI

11) Sexo Masculino – 41 anos – UTI

União

O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (PSC) classificou a operação como “uma operação de união”, neste momento em que há falta de leitos em vários hospitais do Estado. “Mais do que justo e humano nós termos este momento de solidariedade junto aos outros municípios de Minas Gerais”, reforça.

14 de fevereiro de 2021