Seguindo os critérios definidos pelo Ministério da Saúde, de neste primeiro momento serem vacinados os profissionais de saúde que atuam nos serviços de saúde público e privado, e idosos acima de 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas, na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro, na Sede administrativa do CIS-URG Oeste, médicos, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e enfermeiros, que são os profissionais que atuam no atendimento à população, receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.
Foram enviadas 85 doses da vacina para a imunização dos colaboradores da Central e uma equipe da secretaria municipal de saúde ficou à disposição para aplicação.
A primeira a ser imunizada foi a médica reguladora Dra. Dalila Faria, seguida pelo Condutor Socorrista, Ezequiel Ferreira. “A vacina neste momento veio como um combustível pra gente seguir. É a esperança que está renovando em um momento que toda a equipe da linha de frente já está exausta, cansada, fadigada, com muita tensão física e mental. E foi muito gratificante ter sido a primeira a ser imunizada, representando todos os colegas do CIS-URG Oeste, que desde março têm executado com eficácia essa missão frente a esse desafio da pandemia.”, declara Dra. Dalila.
Os demais colaboradores do setor administrativo não serão imunizados nesta etapa. “Neste momento a prioridade são os profissionais de saúde que estão na linha de frente. Em um outro momento, quando tiver mais vacinas, serão imunizados.”, explica José Marcio Zanardi, Secretário Executivo do CIS-URG.
Os nomes dos colaboradores das 22 bases descentralizadas do SAMU que ficam em outras cidades da região oeste já foram repassados para a secretaria municipal de saúde e os municípios ficarão responsáveis pela imunização.