População de Cláudio recebe treinamento do NEP

Na manhã do dia 17 de junho, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CIS-URG Oeste realizou mais um treinamento para a população do município de Cláudio. Nesta etapa dos projetos Sei Salvar e SolidariDEA, as orientações de primeiros socorros foram passadas para pessoas leigas para que saibam como agir caso se deparem com uma situação de urgência.

Durante a capacitação, os enfermeiros Cleverson Humberto e Luana Vilela, juntamente com a técnica em enfermagem Tatiana Gonçalves abordaram técnicas de assistência à vítimas de hemorragias, crise convulsiva, parada cardiorrespiratória, traumas, engasgo, entre outros.

“Essa parceria com a prefeitura de Cláudio tem sido muito positiva. Diversos grupos já participaram do treinamento; trabalhadores da prefeitura, da área da educação, saúde e esporte, agora ampliamos para a população, com propósito de promover acesso público à informação, além de conseguir mais DEA’s e distribuir esses dispositivos em pontos específicos da cidade”, afirma a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do CIS-URG Oeste, Larissa Martins.

Danilo Henrique, funcionário de uma das indústrias de Cláudio, comenta: “Achei o curso bem interessante, proporcionou conhecimento para a população. Agora estamos cientes do que fazer diante de situações que necessitam de primeiros socorros, assim, conseguimos ajudar o SAMU e a própria vítima, podemos salvar vidas!”.

“Pra mim foi muito importante ter participado dessa capacitação. Às vezes, passamos por situações de urgência na vida e precisamos saber como agir. O processo do paciente chegar até um hospital pode ter várias complicações, e é preciso ter um manuseio correto até a chegada do SAMU. Essas orientações que recebemos pode evitar o óbito de uma pessoa e facilitar o atendimento dentro de uma unidade hospitalar”, diz Anésia Gonçalves, psicóloga da Santa Casa de Cláudio.

Por Alexia Ferreira – Estagiária de Comunicação CIS-URG Oeste
Quem liga para a vida, liga SAMU 192!

19 de junho de 2023