Parto é realizado na ambulância do SAMU da Base de Cristais

O dia 25 de outubro de 2023 foi marcante para a equipe que estava no plantão diurno na base descentralizada do SAMU em Cristais. Às 12h39 os socorristas foram acionados para atendimento de uma gestante em trabalho de parto, no centro da cidade. Rapidamente o condutor socorrista Tiago Ferreira e o técnico de enfermagem Luiz Fernando Almeida seguiram até o local onde estava a paciente.

Passaram a avaliação inicial para o médico da Central de Regulação que orientou encaminhá-la para a maternidade de Campo Belo, porém, durante o deslocamento o técnico de enfermagem percebeu que as contrações se intensificaram, pediu ao condutor para que parasse a ambulância em local seguro e apoiaram a gestante no parto. “Fiz todos os procedimentos conforme os protocolos, clampei o cordão e o cortei. Numa outra contração veio a placenta. Tudo fluiu tranquilo e concluímos o trajeto até a maternidade com as duas muito bem. A bebê se chama Maitê.”, conta com muita alegria o técnico Luiz Fernando.


“Como sempre falamos, uma ambulância não é o melhor local para o nascimento de um bebê, mas em algumas situações não dá tempo de chegar até o hospital e nossas equipes são preparadas para todo tipo de atendimento. Parabenizamos os socorristas pelo excelente trabalho e por terem realizado o primeiro parto dentro da Unidade de Suporte Básico (USB) da Base do SAMU em Cristais, desde a inauguração em 10 de agosto de 2021.”, enfatiza José Marcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste.

Marcia Santos
Author: Marcia Santos

Publicado por

30 de outubro de 2023