Na madrugada desta segunda-feira (07), às 03:55, a equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) de Itaúna foi empenhada para fazer a transferência do Hospital Nossa Senhora da Conceição em Pará de Minas para o Hospital Sofia Feldeman em Belo Horizonte, de uma paciente, de 28 anos, com 35 semanas e três dias de gestação de gêmeos.
A equipe composta pelo condutor Socorrista, Renato de Farias, da enfermeira, Fernanda Karoline e pelo médico, Dr. Fernando Domingues, saiu com a paciente de Pará de Minas às 04:48 rumo ao Hospital Sofia Feldman, porém, na chegada em Belo Horizonte, assim que entravam na Avenida Cristiano Machado, o aumento das contrações e a constatação pelo médico da equipe que os bebês nasceriam ali mesmo dentro da ambulância. O condutor socorrista parou em local seguro e a equipe apoiou a gestante no parto. O primeiro bebê, um menino, nasceu às 05:55 e o segundo bebê, uma menina, nasceu às 05:57. Após os procedimentos pós-parto, como avaliação dos bebês, clampeagem e corte dos cordões umbilicais, a equipe concluiu o trajeto até o Hospital Sofia Feldman.
Dr. Fernando conta que apesar de serem prematuros, os bebês nasceram muito bem e choraram rapidamente. “Foi uma satisfação muito grande, vinda de uma situação adversa dessa. Fazer parto em um ambiente que é uma viatura e dar tudo certo, é muito gratificante.”
Desde o início do funcionamento do Serviço na região Oeste, este é o 34º parto com atuação de uma das equipes do SAMU.