Nos meses de março e abril, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CIS-URG Oeste capacitou os profissionais da Atenção Primária à Saúde do município de Pará de Minas/MG. Os encontros, que tiveram o objetivo de promover o conhecimento das ações específicas em situações que demandem primeiros socorros, foram realizados na Faculdade de Pará de Minas (FAPAM), nos dias 12,14 e 21 e 26 de março e nos dias 02, 04 e 09 de abril.
Neste projeto as capacitações têm carga horária de oito horas por dia, definidas conforme a demanda e o quantitativo de profissionais de cada município. “Esse alinhamento dos profissionais da atenção primária é muito importante para que eles estejam aptos a realizar o atendimento de primeiros socorros visando a estabilização do paciente até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU).”, destaca o Secretário Executivo do CIS-URG Oeste, José Marcio Zanardi.
Durante o treinamento os participantes puderam compartilhar suas experiências e expressar suas avaliações sobre os conhecimentos adquiridos. “O treinamento abordou temas variados, algo que engrandeceu a todos! Precisamos entender e adotar o cuidado humanizado com a população, pois são situações que podem acontecer não somente em nosso local de trabalho, mas também em nossa casa e no nosso dia a dia. Conseguiremos ofertar um serviço de melhor qualidade.”, comenta Wender Pessoa, médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dom Bosco, em Pará de Minas.
Para alguns profissionais foi a primeira participação em uma capacitação promovida pelo Consórcio. “É a primeira vez que participo! O treinamento foi muito válido, pelo fato de que não ter sido direcionado apenas os médicos e enfermeiros coordenadores da unidade, mas também toda a área de gestão da saúde de Pará de Minas, proporcionando aos profissionais da atenção primária um melhor acolhimento dos pacientes que se deslocam até a UBS e também aos que são atendidos em suas casas. Foi uma experiência bastante positiva em relação às expectativas que criei”, relata Alessia de Oliveira, coordenadora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dom Bosco em Pará de Minas.
A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Larissa Martins, enfatiza a importância dos treinamentos promovidos pelo CIS-URG Oeste. “Este projeto é especial, pois visa capacitar todos os profissionais que trabalham na Atenção Primária, toda equipe multiprofissional e administrativa para uma atuação integrada e mais eficiente em situações adversas. Pode ser solicitado pela secretaria de saúde de qualquer um dos 65 municípios que integram o Consórcio.”
Por Marina Simões – Estagiária de comunicação do CIS-URG Oeste
Quem liga para a vida, liga SAMU 192