Março chegou e as capacitações do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CIS-URG Oeste já estão a todo vapor. Nesta terça-feira, 02 de março, os profissionais do PSF do bairro São José, em Divinópolis, participaram do treinamento Suporte Básico e Avançado de Vida.
Na capacitação foram abordadas técnicas de assistência às vítimas de trauma, obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE), parada cardiorrespiratória (PCR), ressuscitação cardiopulmonar (RCP), crise convulsiva, hemorragias, queimaduras e acidentes com animais peçonhentos.
O secretário municipal de saúde, Alan Rodrigo, ressaltou a importância do treinamento para a rotina de atendimento da atenção básica do Município, uma vez que os postos de saúde são as portas assistenciais do SUS. “Esse treinamento é primordial, pois traz qualidade para o serviço, uma vez que a equipe estará pronta para responder a qualquer problema, qualquer intercorrência que o usuário possa ter durante o seu atendimento na atenção básica”, destaca.
De acordo com o secretário executivo do CIS-URG Oeste, José Marcio Zanardi, as capacitações oferecidas pelo NEP à rede de urgência e emergência e também à rede de atenção primária do centro-oeste mineiro tem como objetivo qualificar os profissionais de saúde para oferecer um atendimento cada vez melhor à população. “Hoje o NEP oferece três capacitações, sendo elas, Suporte Básico e Avançado de Vida, Primeiros Socorros, e Atendimento a Vítimas de Trauma, e dentro destes treinamentos vários temas são abordados. Milhares de profissionais de saúde já foram qualificados pelo NEP, e a nossa missão é capacitar com excelência, para que volte à população em forma de atendimento com qualidade”, afirma.