O Núcleo de Educação Permanente (NEP), órgão responsável pelo trabalho de capacitação do CIS-URG OESTE, desenvolve e aplica diversos tipos de treinamentos para profissionais que atuam no SAMU, rede de urgência, bases descentralizadas, secretarias, departamentos e instituições da área da saúde dos municípios consorciados.
Uma destas importantes ferramentas é o Treinamento Básico Inicial (TBI), realizado mensalmente para capacitar profissionais que atuam no trabalho assistencial de campo, especialmente condutores, técnicos, enfermeiros e médicos.
Neste mês de abril o TBI está sendo aplicado nos dias 19 e 20, orientando sobre ações de rotina, atendimento geral e pré-hospitalar, além de informações sobre a estrutura e o funcionamento do CIS-URG OESTE. Ao todo são 40 horas, divididas em presencial (dois dias) e videoaulas.
“O conteúdo é fundamental para o suporte dos profissionais nesses primeiros contatos com a rotina de trabalho”, afirma a Coordenadora do NEP, Larissa Martins. Ela explica que os treinamentos estão em constante atualização, para atender à crescente demanda. “A novidade nesse curso é a aplicação de avaliações teórica e prática, úteis para estimular o aprendizado e mapear a absorção do conteúdo pelos alunos”, completa.