No último dia 20 de agosto, estudantes do curso Técnico de Enfermagem do Centro Educacional Conceição Ferreira Nunes – CECON, de Divinópolis, receberam capacitação em urgências psiquiátricas.
Ministrado pelos enfermeiros Elbert Eddy e Liliane Pena, o treinamento permite que se tenha como referência a evolução no modelo de assistência decorrentes do processo de reforma psiquiátrica. Segundo Liliane Pena, a capacitação ajuda a evitar que os trabalhadores de enfermagem baseiem o cuidado principalmente em medidas de contenção física e química, o que pode tornar a assistência pouco resolutiva e desumanizada.
“Em situações de urgência psiquiátrica, o objetivo é evitar maiores prejuízos à saúde psíquica, física e social do paciente. Para isso é importante que o profissional que realiza a abordagem mantenha uma atitude calma, respeitosa e direta, mostrando-se capaz e disposto a auxiliar o paciente. A equipe de enfermagem também deve acolher o usuário, promover uma escuta qualificada, focalizar no sentimento da pessoa e manter o usuário em ambiente tranquilo, acolhedor e seguro”, explica a enfermeira.
Por: Flávio Barão