Membros da diretoria do CIS-URG participam de reuniões em Brasília

Nesta terça-feira, 28 de março, o Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), Geraldo Donizete (Chumbinho), o Secretário Executivo, José Márcio Zanardi, e o Coordenador de Frotas, Arthur Medeiros, se reuniram, em Brasília, com uma equipe técnica da Secretaria de Atenção Especializada da Saúde (SAES) do Ministério da Saúde e com o Dr. Helvécio Miranda Magalhães Júnior, Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, responsável pela gestão da pasta que os SAMUs nacionais estão inseridos. Também participaram da reunião a Vice-Prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, o Secretário de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo, e o Secretário de Saúde de Itaguara, Christian Lima.

Na oportunidade, o Presidente do CIS-URG e prefeito de Itaguara, agradeceu o ministro e equipe pela acolhida, reforçou o pedido de renovação da frota do Consórcio e apresentou um ofício da rede nacional de consórcios públicos com a solicitação de reajuste da habilitação do SAMU, que não é feita desde 2013 por parte do ministério. A Vice-Prefeita e os Secretários de Saúde enfatizaram o bom trabalho realizado pelo CIS-URG que é referência em saúde para Divinópolis e região, e aproveitaram para solicitar a doação de um acelerador linear para tratamentos oncológicos e um aparelho para PET Scan, que realiza tomografias computadorizadas. Pedidos que tiveram total apoio do Presidente Geraldo Donizete, considerando a necessidade da região. Arthur e José Marcio apresentaram experiências exitosas praticadas pelo do CIS-URG Oeste, dentre elas os dados de atendimento desde o início de funcionamento; os ultrassons colocados nas Unidades de Suporte Avançado (USAs; a aquisição do medicamento Tenecteplase que fica nas USAs e utilizado em ocorrências relacionadas a infartos e também aquisição do Alteplase com disponibilização para as Unidades de Urgência e Emergência de referência na região e pode ser utilizado em casos de infarto e acidentes vasculares cerebrais; a gestão dos soros antivenenos na região; implantação da telemedicina em neurologia, cardiologia e vascular; o trabalho realizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP). Admirado com as ações, Dr. Helvécio determinou à equipe da SAES que fosse firmado um termo de parceria com o Consórcio para desenvolvimento de projetos exitosos e também ficou de marcar em Divinópolis a realização do Encontro Mineiro de Consórcios. “Os Consórcios são importantes instrumentos de gestão do Sistema único de Saúde, com muitas experiências exitosas no Estado de Minas Gerais e no Brasil e a intenção do ministério é apoiar essas ações”, afirmou.

“Juntamente com os prefeitos de Minas Gerais, também participamos de uma reunião com os Deputados Federais do Estado de Minas que se comprometeram a colocar uma emenda de bancada para a renovação da frota dos SAMUs no Estado”, conta José Márcio.

29 de março de 2023