Na tarde desta segunda-feira, 18 de março, a central de regulação do SAMU oeste recebeu um chamado para atendimento de um acidente de trabalho, em uma obra, no bairro São Luiz, em Pará de Minas.
De acordo com o solicitante, um homem, de 33 anos, funcionário da obra, estava na parte de baixo da construção quando pedaços de vergalhão caíram da parte superior, altura aproximada de quatro metros. Ao ver a queda do pedaço de ferro a vítima se abaixou, tendo a parte de trás da cabeça atingida.
A equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) de Pará de Minas foi empenhada e ao chegar no local realizou os primeiros atendimentos. O paciente estava consciente, porém confuso, com sangramento importante onde o ferro estava cravado. Conforme protocolo médico, não foi retirado, para não agravar a hemorragia, só foi cortado um pedaço.
A equipe seguiu para a Sala Vermelha do Hospital Nossa Senhora da Conceição para estabilização e solicitou apoio do Suporte Avançado Aéreo de Vida (SAAV/SAMU). “Achei melhor solicitar o apoio aéreo. Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no hospital e realizou o corte de mais um pedaço do vergalhão e o paciente foi preparado para o transporte aéreo”, conta o médico da USA, Pablo de Souza.
O helicóptero, Arcanjo 06, tripulado por pilotos do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e com médico e enfermeira do CIS-URG Oeste, pousou no Campo do Paraense às 16h51, e realizou a transferência do paciente para o Hospital João XXIII em Belo Horizonte.
“Vemos que esse convênio com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), onde o CIS-URG gerencia o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV-MG) do Governo de Minas Gerais, tem propiciado mais agilidade e conforto para pacientes da região oeste e em todo o estado. Somos gratos pela confiança da SES, parabenizamos os profissionais que atuaram neste atendimento e seguimos firmes em nosso propósito de salvar vidas!”, enfatiza Marco Aurélio Lobão, diretor técnico do CIS-URG Oeste.