Na segunda-feira, 09 de janeiro, às 16 horas, na base descentralizada do SAMU em Lagoa da Prata foi realizada a cerimônia de inauguração dos atendimentos da Unidade de Suporte Avançado (USA) no município. O evento contou com a participação de autoridades, funcionários do setor administrativo do Consórcio, colaboradores que atuarão na base e população.
Na USA a equipe é composta por um condutor socorrista, um enfermeiro e um médico e nela contém equipamentos e medicamentos que a tornam uma UTI móvel. Um dos equipamentos destaque é o ultrassom, que permite o médico avaliar se a vítima teve uma lesão mais grave e a encaminhar para o hospital ainda mais adequado para a continuidade do atendimento. Já na parte dos medicamentos, o destaque é para o tenecteplase, que atua na dissolução de um trombo ou coágulo sanguíneo, usado para tratar infarto.
A ambulância que vai ficar em Lagoa da Prata foi disponibilizada pelo CIS-URG e já tem autorização e convênio para custeio junto ao Governo de Minas. Vai atuar juntamente com Unidade de Suporte Básico (USB) que atende o município e cidades vizinhas desde junho de 2017, início do funcionamento do SAMU na região oeste.
“Agradecemos ao Secretário de Saúde Fábio Baccheretti, e à Ana Elisa Fonseca, Coordenadora de Urgências e Emergências da SES/MG, pois a chegada desta unidade era um desejo antigo do prefeito Di-Gianne que, juntamente conosco, trabalhou incansavelmente para realizá-lo. Vai contribuir muito para atendimento da demanda em Lagoa da Prata e cidades próximas, que antes, principalmente quando precisavam de transferência ou atendimento de uma ocorrência mais grave, geralmente eram empenhadas as USAs de Luz e Formiga”, comenta José Marcio Zanardi, Secretário Executivo do CIS-URG.
O prefeito de Lagoa da Prata, Di-Gianne, com muita satisfação e alegria comemorou a conquista. “Contrariando todos que falaram que não aconteceria, hoje estamos aqui iniciando os atendimentos dela. E provando o quanto será importante e útil para nossa cidade e cidades vizinhas, é que estamos aqui na cerimônia de inauguração dos atendimentos, e ela empenhada. Só temos a agradecer todos que colaboraram para este sonho se tornar realidade.”
Com a equipe que compõe a USA de plantão na Base Descentralizada de Lagoa da Prata desde as 07 horas da segunda-feira, no primeiro dia, a Unidade foi empenhada para quatro atendimentos, dentre eles, uma transferência de Santo Antônio do Monte para o Complexo de Saúde São João de Deus, em Divinópolis.