No último fim de semana, duas equipes do CIS-URG Oeste participaram de atendimentos muito especiais: acompanhamentos de trabalho de parto dentro de uma ambulância.
No último domingo, 07 de novembro, a equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) de Pitangui, composta pela técnica de enfermagem, Josiane Aparecida de Almeida, e pelo condutor socorrista, Paulo Henrique de Campos, recebeu um chamado às 10h50 para transferência de paciente em trabalho de parto do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Pará de Minas, para a Maternidade Sofia Feldman, em Belo Horizonte. Quando a ambulância estava no Anel Rodoviário, na altura do Shopping Del Rey, as contrações da paciente, de 24 anos e com 36 semanas de gestação, se intensificaram. Às 14h27, nasceu a pequena Heloá. Vinte minutos depois, a USB chegou à maternidade.
Já no último sábado, 05 de novembro, a equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) de São Joaquim de Bicas, composta pelo condutor socorrista, Victor Tadeu de Paula Almeida, e pela técnica de enfermagem, Carla Nívia Moran Fernandes, recebeu um chamado às 20h48 para atendimento de uma paciente de 21 anos em trabalho de parto em Igarapé. A ambulância estava no pátio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município quando a criança, do sexo feminino, nasceu às 21h43. A equipe da UPA foi responsável pelo atendimento pós-parto.
“Ficamos apreensivos nessas situações, pois o parto foi prematuro, mas nós estamos sempre preparados, dando suporte à paciente o tempo todo e fazendo contato com a regulação. A criança está saudável e a mãe está bem, deu tudo certo, tudo foi bem tranquilo. A paciente ficou muito satisfeita com o nosso atendimento”, disse Josiane Aparecida de Almeida, técnica de enfermagem da USB de Pitangui.
Marcos Sant’ Ana – Estagiário de Comunicação CIS-URG SAMU / Oeste.
Quem liga para a vida, liga SAMU 192!