Equipe do SAMU participa de simulado promovido pela VLI em Candeias.

Na manhã desta quarta-feira, 22 de julho, em Candeias/MG, a VLI realizou um treinamento para os funcionários da empresa que atuam no trecho que corta a cidade. Na ocasião, foi simulado um derramamento de óleo diesel em um dos cômodos de armazenamento, seguido de explosão, que vitimou um colaborador.


Uma equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CIS-URG Oeste participou do simulado realizando o atendimento da vítima.


Em todas as simulações, tudo é observado e avaliado. A ação dos colaboradores da VLI e o tempo de chegada e atuação da equipe do SAMU. Tudo é anotado, discutido e depois criado um relatório.

Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentamento do Novo Coronavírus, o treinamento também foi acompanhado pela representante da secretaria de saúde de Candeias, Polyane Alves, e pelo Coordenador de Frota, Arthur Medeiros, representante da direção do CIS-URG Oeste. “A realização destes simulados é muito importante, pois é o momento de errar para poder acertar caso ocorra uma situação real. As equipes atuaram de forma muito integrada e isso é muito importante.”, destacou Arthur na reunião, o Debriefing, que sempre é realizado após o treinamento.

É o quarto simulado da VLI na cidade que tem a participação SAMU. Optou-se pela participação de uma equipe do NEP e o envio de uma ambulância reserva para não comprometer o atendimento na cidade pela Unidade de Suporte Básico (USB) local.

Marcia Santos
Author: Marcia Santos

Publicado por

22 de julho de 2020