Para uma das equipes do plantão noturno da Base Descentralizada do SAMU em Pitangui, o dia 01 de janeiro de 2022 ficará para sempre marcado na memória. Logo no início do plantão os socorristas foram empenhados para a transferência de uma gestante da Santa Casa de Pitangui para o Hospital Nossa Senhora da Conceição em Pará de Minas.
“Na entrada de Pará de Minas a bolsa estourou e as contrações aumentaram, pouco tempo depois o bebê nasceu. Um menino, Isaque. Tudo ocorreu de forma tranquila. Realizei os procedimentos pós-parto e concluímos o trajeto até o hospital”, conta a técnica de enfermagem, Flávia Barcelos.
“Foi um momento de muita alegria. O 2021 foi muito tenso, triste pra gente devido à pandemia. Começar o 2022 trazendo uma vida para esse mundo, nos gera um sentimento de muita esperança. Começamos o ano bem, trazendo vida para o mundo”, comenta emocionado o condutor, Cleber Eugênio.
“Sempre falamos que ambulância não é local ideal para nascimento de bebês, mas pode acontecer, como de fato ocorreu dia 01 e tantas outras vezes ao longo do tempo de funcionamento do SAMU na região. Temos certeza de que nossas equipes estão preparadas para lidarem com essa situação, atuando com profissionalismo e propiciando um atendimento de qualidade para as pacientes e recém-nascidos”, destaca José Marcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste.