Consórcio dá treinamento para equipe de APS de Divinópolis

“Os profissionais de saúde devem estar preparados para reconhecer os sinais de gravidade, por avaliação dos sintomas de cada faixa etária. As funções vitais devem ser sustentadas até que se defina o diagnóstico específico e que o tratamento apropriado seja instituído através de equipes especializadas”.

A orientação é da doutora Ana Elisa, médica do Núcleo de Educação Permanente (NEP); e faz parte da capacitação oferecida a 96 profissionais e leigos da equipe de Atenção Primária à Saúde da Prefeitura de Divinópolis.

O treinamento aconteceu no dia 26 de agosto e teve como demais orientadores os enfermeiros Adriano Sousa, Ênio Gomes e Maria Cândida; as técnicas de enfermagem Tatiane Rose, Dária Maria e Thiago de Brito; e o condutor socorrista Cristiano Xavier, todos colaboradores do CIS-URG Oeste.

Segundo eles, o curso dá condições para o rápido reconhecimento das situações de gravidade, a intervenção precoce e a manutenção da estabilidade por meio das manobras específicas, dentre outros cuidados.

“Tais conhecimentos auxiliam no desenvolvimento do raciocínio e na aquisição de habilidades, visando melhorar a competência diante do atendimento a pacientes graves ou na iminência de um evento agudo, o que pode ocorrer em qualquer unidade de atendimento”, explica a Dra Ana Elisa.

Por: Flávio Barão

Marcia Santos
Author: Marcia Santos

Publicado por

9 de setembro de 2024