“Os profissionais de saúde devem estar preparados para reconhecer os sinais de gravidade, por avaliação dos sintomas de cada faixa etária. As funções vitais devem ser sustentadas até que se defina o diagnóstico específico e que o tratamento apropriado seja instituído através de equipes especializadas”.
A orientação é da doutora Ana Elisa, médica do Núcleo de Educação Permanente (NEP); e faz parte da capacitação oferecida a 96 profissionais e leigos da equipe de Atenção Primária à Saúde da Prefeitura de Divinópolis.
O treinamento aconteceu no dia 26 de agosto e teve como demais orientadores os enfermeiros Adriano Sousa, Ênio Gomes e Maria Cândida; as técnicas de enfermagem Tatiane Rose, Dária Maria e Thiago de Brito; e o condutor socorrista Cristiano Xavier, todos colaboradores do CIS-URG Oeste.
Segundo eles, o curso dá condições para o rápido reconhecimento das situações de gravidade, a intervenção precoce e a manutenção da estabilidade por meio das manobras específicas, dentre outros cuidados.
“Tais conhecimentos auxiliam no desenvolvimento do raciocínio e na aquisição de habilidades, visando melhorar a competência diante do atendimento a pacientes graves ou na iminência de um evento agudo, o que pode ocorrer em qualquer unidade de atendimento”, explica a Dra Ana Elisa.
Por: Flávio Barão