O CIS-URG Oeste promoveu capacitação prática para os condutores socorristas que trabalham no consórcio, entre os dias 16 e 19 de setembro, no Parque de Exposições de Divinópolis/MG.
Com o tema transporte humanizado, econômico e seguro, foi ministrado pela equipe de condutores do SAMU do Distrito Federal, referência nacional na formação destes profissionais.
O treinamento teve três pistas montadas com diferentes tipos de manobras e velocidades; simulação de deslocamentos em comboio; acesso aos recursos das novas ambulâncias; e noções de mecânica básica para pequenos reparos, como lubrificação, troca de lâmpadas e utilização correta dos dispositivos luminosos e sonoros.
Houve ainda oficina com óculos especiais, simulando um condutor de veículo sob efeito de drogas, entorpecentes ou álcool. Cruzar com motoristas nessas condições é frequente no trânsito e pode ser observado e prevenido pelos condutores socorristas.
O Coordenador de Frotas do CIS-URG Oeste, Arthur Medeiros, aponta que humanização e segurança são situações que se entrelaçam no dia a dia dos profissionais. “Precisamos continuar nos capacitando, inclusive para ampliar esse lado humano do atendimento. O trabalho é sobre pressão constante e a forma de condução do veículo e das situações que envolvem o atendimento de urgência e emergência é primordial para reduzir o tempo de resposta com o máximo de segurança para pacientes, equipes e demais componentes do trânsito”, afirma Arthur.
Condutor socorrista da base do SAMU em Itaguara, Valteci Costa elogiou o conteúdo do treinamento, considerando-o fundamental para levar o paciente com mais segurança e agilidade ao atendimento hospitalar. “Além da prática tem o lado humano. Às vezes somos o último recurso naquele momento. A minha serenidade ajuda a acalmar o paciente, seus familiares; e também ajuda a mim e à equipe a ter mais clareza nas tomadas de decisão.”
Por: Flávio Barão