Conselhos Fiscal e Deliberativo planejam ações para 2019

Prefeitos membros do Conselho Diretivo, Conselho Fiscal e secretários de Saúde da região, participaram nesta terça-feira (24), da reunião para prestação de contas e deliberação de atividades referentes ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG).

A reunião teve início por volta de 10h e seguiu até 13h, na sede do Consórcio, onde dentre as pautas, foram discutidas questões financeiras do Consórcio e readequação do quadro de funcionários. Todos os assuntos discutidos na reunião serão agora debatidos em assembleia e na mesma ocasião, serão votados. A próxima assembleia foi marcada para o dia 3 de agosto e os detalhes e convocação serão divulgados em breve.

“Tudo que foi apresentado como a readequação do quadro de funcionários demonstra uma administração absolutamente séria e austera, que visa a economia e assistência para todos os municípios consorciados”, disse o secretário de saúde de Divinópolis, Amarildo de Souza.

Ainda foi tema da reunião o cronograma e o futuro lançamento do concurso público do SAMU, que deve ocorrer em breve, provavelmente no próximo ano. “Além disso, discutimos questões assistenciais das portas de urgência dos municípios, regulação médica, ão só do SAMU, mas também a regulação SUS Fácil. Importante ressaltarmos que foi apresentado também, o orçamento para 2019, sendo aprovados todos os itens da pauta aprovados através da diretoria”, destacou o gerente de logística, Dárcio Abud Lemos.

O prefeito de Estrela do Indaiá Hugo Geraldo Lopes, avaliou a reunião como necessária para corrigir algumas questões onde todos os municípios precisam estar alinhados. “Esse alinhamento deve ocorrer em relação à Regulação do SAMU e as unidades hospitalares dos nossos municípios para que juntos a gente consiga cada vez mais avançar na assistência à população. Estamos ainda muito satisfeitos com as capacitações que estão sendo promovidas pelo SAMU e abertas para as nossas equipes de saúde”, reforçou.

“Todas as reuniões do CIS-URG são importantes, uma vez que precisamos evoluir, crescer e ver o que está dando certo e que está correndo bem, para que possamos intensificar essas ações e corrigir algumas outras, para que a gente consiga mesmo transformar a saúde dentro da nossa região”, complementou o prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Souza.

O presidente do Consórcio e prefeito de Luz, Ailton Duarte também fez ponderações acerca do encontro que ocorre sempre com intuito de alinhar ações e prosseguir na tomada de decisões que impactam toda região. “Foi uma reunião muito participativa, onde tomamos decisões importantes e vamos lavá-las para a assembleia no dia 3 e esperamos que os outros prefeitos acatem o que decidimos aqui, reforçando que são questões que vão proporcionar crescimento para o nosso Consórcio”, destacou.

Por fim, o secretário executivo do CIS-URG e coordenador do SAMU, José Marcio Zanardi agradeceu a presença de todos e reforçou que o compromisso com a gerência do SAMU. “Tudo que apresentamos nada mais é que o reflexo do compromisso que firmamos e que sempre teremos com todos os municípios consorciados. Nossa intenção sempre será avançar e corrigir rumos, mas isso só vamos conseguir se seguirmos de fato, juntos, unidos sempre pelo mesmo objetivo que nos une”, finalizou Zanardi.

25 de julho de 2018