Condutores Socorristas do SAMU Oeste participam de capacitação prática de direção

No período de 21 a 24 de fevereiro, no Espaço Espaço Cultural Da’Vinci, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), realizou, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e da Coordenação de Frotas, uma capacitação especial para condutores socorristas do SAMU Oeste.

“É o quarto ano consecutivo deste treinamento especial para os condutores socorristas do SAMU Oeste. Nesta edição o tema foi Habilidade Preventiva e Reflexos com foco na direção defensiva e tática, desenvolvimento de habilidades para conforto e manutenção do quadro clínico do paciente, além de propiciar uma condução econômica, reduzindo os gastos com manutenção e substituição de peças”, enfatiza o coordenador de frotas do CIS-URG Oeste, Arthur Medeiros.

O secretário executivo do Consórcio, José Márcio Zanardi, reforça o compromisso que a Instituição tem de sempre capacitar os profissionais, aprimorando os serviços que são ofertados à população e, em especial, destaca a importância deste treinamento. “O curso teve a parte teórica, onde os condutores receberam orientações, e depois seguiram para as oficinas práticas, feitas em pistas com ambiente controlado, onde foram feitas simulações de situações que podem ocorrer durante os deslocamentos para atendimentos das ocorrências”, destaca.

Os 165 condutores do Consórcio se inscreveram para a capacitação e vivenciaram o evento com muito entusiasmo. “É o quarto ano que participo da capacitação especial para condutores e a cada edição agregamos conhecimento e prática. Parabenizo o NEP, nosso coordenador Arthur e todos os envolvidos na organização do evento que é muito importante para nós condutores”, conta Daniel Moura, da base descentralizada de Arcos.

Já a condutora Cristina Martins, da base descentralizada de Pará de Minas, participou pela primeira vez. “Tem nove meses que realizei o sonho da minha vida que era trabalhar no SAMU, na condução de uma ambulância. Cada plantão é um desafio diferente e participar deste dia de treinamento me deixou ainda mais feliz, certa da profissão que escolhi pra mim! Certamente influenciará positivamente no meu trabalho e acredito que influencia para todos participantes”, relata.

“De acordo com o feedback recebido, o evento foi muito produtivo, positivo. Melhorar as habilidades dos nossos profissionais é de suma importância para a segurança dos pacientes, juntamente com a prestação de um serviço de qualidade”, conclui Arthur.

7 de março de 2022