Colaboradores participam de reunião geral para início do SAMU na região

Mais de 300 colaboradores que vão atuar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) participaram neste sábado (27), de uma reunião sobre assuntos gerais  de alinhamento para o início das atividades do Serviço. O SAMU será inaugurado no dia 6 de junho, como foi definido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Durante a reunião promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da região Ampliada Oeste (CIS-URG), que gerencia o SAMU, os colaboradores participaram de uma série de palestras sobre o Serviço, onde foram abordadas as portarias de regulamentação, atuação dos profissionais, dentre outros assuntos.

Esteve presente toda diretoria do CIS-URG, incluindo o presidente Ailton Duarte e o secretário executivo José Marcio Zanardi.

“Eu fico feliz com essa data e não tenho nem palavras para expressar sobre esse dia, que é um dos pontos finais para inauguração do SAMU. Foi perseverança que fez esse Consórcio sair do papel e a nossa insistência em servir o ser humano e servir uma região, nos fez prosseguir e graças a Deus está se realizando um sonho de 54 cidades, com mais de 1 milhão de habitantes”, destacou o presidente do CIS-URG, Ailton Duarte.

Também participaram representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM), bem como representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, coordenadoria do SUS Fácil e a referência técnica do SAMU.

Após as palestras e colocações das autoridades em saúde da região Centro-Oeste, a equipe foi subdividida em grupos e participaram de oficinas que abordaram a dinâmica de atuação no SAMU.

Foram distribuídos ainda uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos colaboradores. As escalas de trabalho das equipes também foram discutidas. A equipe aproveitou o momento para esclarecer dúvidas técnicas e administrativas.

Os colaboradores se dividem entre condutores socorristas, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia e técnicos administrativos.

19 de julho de 2017