A Atenção Primária à Saúde (APS) é uma área abrangente e importante. Inclui a promoção, proteção e manutenção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e redução de danos. Nela há integração de ações preventivas e curativas, bem como atenção a indivíduos e comunidades.
Para que seus efeitos positivos sejam alcançados, os cursos de capacitação e atualização devem ser constantes, para profissionais e leigos que tenham interesse em rever e aprimorar seus conhecimentos técnicos, teóricos e práticos.
O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CIS-URG Oeste é referência em treinamentos e capacitações em saúde, especialmente no que se refere a urgências e emergências. Até o momento, em 2024, foram 30 cursos somente em APS, alcançando 1.800 pessoas de diversas entidades, nos 65 municípios consorciados.
O mês de setembro começou com mais dois cursos, para 120 profissionais e leigos que atuam em Atenção Primária nas cidades de Cláudio e Divinópolis, nos dias 03 e 04, respectivamente.
As capacitações foram conduzidas pelos experientes profissionais do CIS-URG Oeste: Michelle Tibúrcio e Ana Elisa (médicas); Maria Cândida, Adriano Sousa e Amanda Lima (enfermeiras); Tatiane Rose, João Gabriel, Dária Souza, Deisy Débora e Thiago de Brito (técnicos de enfermagem); Jean Rates e Leonam Souza (condutores socorristas).
Por: Flávio Barão