CIS-URG realiza reunião para alinhamento de atuação do SAMU

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG), realizou na tarte desta terça-feira (4) uma reunião de alinhamento de atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que já está pronto para entrar em operação, entretanto, aguarda a liberação de uma data, que partirá do Governo do Estado.

Estiveram presentes o prefeito de Divinópolis Galileu Machado, o vice-prefeito Rinaldo Valério, representantes do Hospital São João de Deus (HSJD) e Corpo de Bombeiros.

Na ocasião o diretor médico do SAMU, Marco Aurélio Lobão e o secretário executivo do CIS-URG, José Márcio Zanardi, explicaram toda logística do Serviço, responderam questionamentos e alinharam trabalho conjunto com o Hospital São João de Deus, que inaugurará a Sala Vermelha em maio. O novo núcleo do HSJD atuará na retaguarda do SAMU.

Sala vermelha

A Sala Vermelha terá capacidade tecnológica e profissional para o atendimento de qualquer paciente em emergência ou urgência médica, classificado pelo Protocolo de Manchester – utilizado para classificação de pacientes quanto à prioridade de atendimento.

Neste caso, o paciente será admitido no próprio Hospital São João de Deus para cirurgia ou internação de CTI, e poderá ainda ser transferido para qualquer outro hospital que compõe a Rede Resposta.

A Sala Vermelha do HSJD, assim como todas as outras salas vermelhas dos outros hospitais que fazem parte da rede, são retaguardas para o SAMU. Portanto, o acesso desse paciente a estas salas se dará através da Central de Regulação das Urgências, que entra em operação a partir da inauguração do Serviço.

Nesse sentido, a Central será responsável por encaminhar o paciente para qualquer unidade que compõe a Rede de Resposta Hospitalar, dependendo da complexidade e condição clínica deste paciente no momento do atendimento realizado via 192.

Central de regulação das Urgências

A Regulação Médica das Urgências, operacionalizada através da Central de Regulação das Urgências, é um processo pelo qual é garantido a permanente avaliação e estimativa inicial do grau da urgência de cada caso.

Este processo é feito pelo Médico Regulador, que atuará com o acolhimento de todos os pedidos de socorro que chegarem através do 192.

Mediante a avaliação será desencadeada a resposta mais adequada a cada solicitação, no que diz respeito ao monitoramento contínuo do grau de urgência até a finalização do caso, garantindo a disponibilidade dos meios necessários para a efetivação da resposta definitiva. Ou seja, garantir o encaminhamento do paciente para a unidade de saúde previamente pactuada com o serviço.

A Central de Regulação das Urgências opera com capacidade de monitoramento dinâmico do Sistema de Saúde, sendo a instância de autoridade operacional onde se processa a função reguladora e polivalente na utilização dos recursos refletindo sempre a relação entre a oferta disponível e as necessidades demandadas

Rede de Resposta Hospitalar

O Samu atenderá uma população de mais de 1,2 milhão de pessoas que serão direcionadas a unidades conveniadas. São elas: Hospital São João de Deus em Divinópolis;  Hospital São Luis em Formiga, Santa Casa de Campo Belo, Hospital São Judas Tadeu em Oliveira, Hospital Manoel Gonçalves em Itaúna, Hospital Nossa Senhora da Conceição em Pará de Minas, Hospital São Carlos em Lagoa da Prata, Hospital Regional São Sebastião em Santo Antônio do Amparo, Hospital Santa Casa de Bom Despacho, Hospital Senhora Aparecida em Luz, Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio do Monte, Santa Casa de Misericórdia de Dores do Indaiá, Santa Casa de Itaguara, Hospital Municipal São Francisco em Iguatama, Santa Casa de Itapecerica, Hospital Nossa Senhora do Brasil em Bambuí, Santa Casa de Misericórdia em Pitangui e Hospital São Gabriel em Passa Tempo.

10 de abril de 2017