O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência CIS-URG Oeste realizou na manhã desta sexta-feira, 04 de novembro, no auditório do Hotel JB, em Divinópolis, a I Assembleia Geral Extraordinária de 2022. Com início em segunda chamada, às 09h30, o evento ocorreu de forma híbrida, onde prefeitos e representantes legais dos municípios que compõem o Consórcio participaram tanto de forma presencial como por videoconferência.
Com a integração dos 12 novos municípios da região de saúde centro, foram propostas algumas alterações no Estatuto e dentre elas estão o nome da Instituição passando a ser Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Região Oeste e da Região Central Para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência; mudanças na composição do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, onde os participantes votaram a favor da manutenção da paridade por regiões com dois representantes de cada região, incluindo a nova área; a possibilidade de contratação de pessoal em qualquer atividade de forma terceirizada, considerando a carência de profissionais concursados e aprovados em processo seletivo; apresentação do Orçamento para 2023, de acordo com o crescimento da área de cobertura, bem como municípios com novas unidades de suporte avançado (USA) e outros reajustes de acordo com inflação. Todos os assuntos abordados foram aprovados.
O prefeito de Itaguara, Donizete Chumbinho, e também o prefeito de Tapiraí, Vanderley Cassiano, participaram de forma presencial e avaliaram a realização da Assembleia de forma híbrida como muito positiva. “Foi um reunião muito proveitosa, com participação de integrantes do Consórcio mesmo a distância. A equipe do CIS-URG está de parabéns, foi tudo muito bem colocado, explicado. Vamos dar continuidade no trabalho em prol da saúde dos municípios, pois a vida não espera”, comentaram.
“A Assembleia é um momento importante e sempre é muito benéfico podermos participar desses movimentos de construção do SUS. A gente acredita no consórcio como uma solução real de eficiência na gestão e de respostas assistencial, prova disso é o CIS-URG que está aí despontando com um dos melhores Consórcios do Estado de Minas Gerais, pois está sempre inovando em gestão e assistência”, destaca o secretário de saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo.
Já para o prefeito de Bambuí e presidente do CIS-URG, Olívio Teixeira, foi uma Assembleia muito proveitosa, onde as ideias aprovadas por unanimidade colaboraram para o engrandecimento, fortalecimento do Consórcio.
“O CIS-URG tem uma estrutura muito bem organizada, as documentações em dia lhe dão legalidade, e hoje a gente fez alterações no estatuto, com base naquilo que foi aprovado na Assembleia anterior, que foi a entrada dos 12 novos municípios da macrorregião de saúde central. Aprovamos também o orçamento para o ano que vem, para que a gente possa gerir o Consórcio com responsabilidade, como tem sido desde o início da sua existência. A gente agradece a todos os prefeitos, secretários que participaram e esperamos continuar fazendo um bom trabalho em função da população da região oeste e da região central”, enfatiza o secretário executivo do CIS-URG, José Márcio Zanardi.