CIS-URG Oeste realiza 1º Simpósio de Trombólise no AVC.

Foi realizado nesta sexta-feira 23, no Espaço Vitória Cândida em Divinópolis, o 1º Simpósio de Trombólise no AVC.

Considerando a atualização de 2018 das estatísticas de acidente vascular cerebral realizada pela American Heart Association (AHA), que aponta que no mundo, a cada quarenta segundos ocorre um AVC e que, em média, a cada três minutos e quarenta e cinco segundos uma pessoa morre de AVC e que 80% deles são AVC´s isquêmicos (aqueles ocorridos por falta de circulação cerebral), é que o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CIS-URG Oeste promove este simpósio que tem o objetivo de mudar essa realidade.

O evento contou com palestras e mesas redonda com médicos e especialistas na área da neurologia e neurocirurgiões de Belo Horizonte e região Centro-Oeste, sendo eles Marco Aurélio Lobão Mendes, Gustavo Daher Vieira de Moraes Barros, Fidel Castro Alves Meira, Guilherme de Sousa Baptista, Albert Louis Rocha Bicalho e Jairo Batista Neto.

Participaram deste simpósio aproximadamente 250 profissionais da área da saúde das 54 cidades que integram o CIS-URG Oeste, principalmente aqueles atuantes nas portas de pronto atendimento com urgência e emergência, para que possam fazer um diagnóstico rápido e preciso, pois a trombólise sendo realizada até quatro horas e meia do início dos sintomas, propicia ao paciente grandes benefícios e em alguns casos, recuperação total. Um medicamento trombolítico é aquele que ajuda na dissolução de um coágulo.

O médico José do Patrocínio, juntamente com dois colegas condutores socorristas da base do SAMU na cidade de Luz, participou do evento e disse estar maravilhado com a qualidade dos palestrantes. “Este simpósio tem o tema muito prevalente, os palestrantes são conhecidos nacionalmente e é muito importante termos estes conhecimentos, para começarmos a atuar em nossa região”, afirma.

23 de novembro de 2018