CIS-URG Oeste realiza 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2019.

Conforme norma estatutária, foi realizada em segunda convocação, às 09:30 desta sexta-feira, 29 de março, no auditório da FIEMG em Divinópolis a 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2019 do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste Para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG).

Prefeitos e representantes de mais de trinta municípios estiveram presentes neste momento de grande importância e relevância para a instituição, pois garante a transparência, o acompanhamento das prefeituras daquilo que foi realizado pelo Consórcio durante o ano de 2018.

No dia 22 de março, o conselho fiscal, composto por seis prefeitos e que tem como presidente Olívio José Teixeira, prefeito da cidade Bambuí, se reuniu na sede do Consórcio em Divinópolis, e aprovou, após análise detalhada das contas e do relatório de gestão, ou seja, de absolutamente todas as atividades desenvolvidas pelo Consórcio de Saúde, referentes ao ano de 2018.

Na Assembleia, depois de apresentar e comentar o relatório de gestão e das contas, o secretário executivo do CIS-URG, José Marcio Zanardi, também apresentou para os prefeitos o Plano de Ação Regional da Urgência e Emergência que é chamado de PAR e foi aprovado pelo Ministério da Saúde. Ele vai trazer benefícios diretos a mais de vinte municípios e indiretamente vai beneficiar os 54 municípios com recursos financeiros, qualificando as portas de urgência e emergência, bem como leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), equipes multidisciplinares da atenção domiciliar, os leitos clínicos (também chamados de leitos de retaguarda) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que funcionam na Região Oeste.

O presidente do Consórcio e também prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, falou da reunião com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta,da importância do PAR e fez questão de agradecer muito a presença na Assembleia e intervenção do Deputado Federal, Domingos Sávio, para aprovação do plano. “Pude perceber que tanto a visão do governo federal, quanto a do governo do estado é de contemplar os Consórcios, então nós estamos no caminho certo. O nosso CIS-URG é referência pela expertise administrativa que a gente tem. Certamente a Região Ampliada Oeste vai ganhar muito com o PAR”, enfatizou.

O Deputado Federal Domingos Sávio participou da Assembleia. Ele marcou a audiência com o Ministro e fez a gestão junto ao Ministério para aprovação do PAR, grande projeto que muito vai beneficiar toda a região. Na oportunidade falou da política como uma forma de servir e ressaltou a importância na união para a existência do CIS-URG e o quanto a instituição é bem administrada. “Esse Consórcio é um exemplo para Minas e para o Brasil, pois mesmo com atrasos do governo do Estado, está com a folha de pagamento em dia”, destacou.

Também na Assembleia foram aprovados alguns detalhes relativos ao regimento interno. “Conforme vão aparecendo as situações, ele vai sendo adequado e é levado sempre para a aprovação na Assembleia, para que haja respaldo e que as normas garantam a boa gestão do Consórcio”, explica José Marcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG.

O Consórcio está em dia com suas obrigações e em todos os meses, no dia 15, todas as contas são enviadas aos 54 municípios, assim como para o Governo do Estado. E são disponibilizadas para consulta da população no portal da transparência, no site do CIS-URG.

1 de abril de 2019