Nos dias 27 e 28 de junho, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), promoveu o Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ) com profissionais integrantes da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ).
A capacitação aconteceu no Auditório no Hotel JB, em Divinópolis, para médicos e enfermeiros do SAMU e profissionais das portas de urgência dos municípios que integram o Consórcio. “O curso é muito importante porque a ação inicial no tratamento do paciente queimado é de extrema relevância para um prognóstico positivo. Então, esse curso nos dois dias mostra o cuidado inicial que a equipe de urgência tem que ter com esses pacientes.”, ressalta Larissa Martins, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CIS-URG Oeste.
A formação tem por finalidade qualificar a equipe que participa da assistência ao paciente queimado em toda a sua linha de cuidado necessária, de baixa à alta complexidade. Deste modo oferece-se uma sistematização no atendimento complementar prestado às vítimas de trauma, diminuindo as taxas de mortalidade, o número de sequelas temporárias e definitivas. “O paciente queimado, a gente pega um agora e um daqui a três meses, logo fica muito fácil esquecer como proceder com a situação, então tem que estar sempre reciclando. Pelo menos uma vez por ano é interessante fazer esses cursos. Sem contar que o queimado é um paciente tanto para pré-hospitalar quanto para o hospital, pois precisa de tratamentos específicos no CTI. Então é um cuidado continuado.”, diz Miguel Quessada, participante e médico da base descentralizada do SAMU em Itaúna.
Sandro Zorzi, enfermeiro da base de Divinópolis, evidencia o papel dessas capacitações trazidas pelo NEP. “As atualizações que o Núcleo de Educação Permanente traz para nós é de extrema relevância, principalmente nesse setor onde o destino final do paciente é muito limitado.”
O Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ) busca direcionar os profissionais de uma maneira correta, através de informações que envolvem uma assistência de qualidade, a fim de assegurar a vida de um paciente queimado.
Ana Beatriz de Oliveira – Estagiária de comunicação do CIS-URG Oeste
Quem liga para a vida, liga SAMU 192