CIS-URG Oeste promove capacitação de queimados para os colaboradores da assistência do SAMU e Portas de Atendimento

Nos dias 24 e 25 de agosto, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), promoveu o curso de Atendimento ao Paciente Queimado, para profissionais da assistência do SAMU Centro-Oeste e Portas de Atendimento das cidades consorciadas.

A capacitação foi realizada no Auditório no Hotel JB em Divinópolis e contou com a participação do médico cirurgião plástico, Hudson Alex Lázaro, que tem amplo conhecimento, principalmente, em casos de queimaduras. Compartilhou com os participantes suas experiências e mostrou os processos de recuperação de pacientes com esses tipos de lesão.

A enfermeira, Izabela Figueiredo de Souza Honorato, que trabalhou mais de nove anos no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital João XXIII e atualmente é Coordenadora da Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesões do Complexo Hospitalar de Urgência (FHEMIG), em sua participação na capacitação, detalhou como a pele do corpo humano é composta e orientou sobre os melhores procedimentos para os primeiros atendimentos, de acordo com cada tipo de queimadura, evitando o óbito do paciente. “Trabalhamos muito a estrutura da pele e os danos, pois os primeiros atendimentos são essenciais e o paciente deve ser analisado conforme a gravidade, assim, há melhor definição para onde será encaminhado e o que a unidade de saúde pode fazer por ele”, destacou.

Para Marcelo Carvalho, médico do SAMU Oeste que atua na base de Nova Serrana, o treinamento foi de extrema importância e capacitou os profissionais para prestar um atendimento diferenciado. “Nesses tipos de ocorrências, geralmente, as vítimas estão em estado muito grave e algumas dicas passadas pelos palestrantes são muito valiosas”, comenta.

“O CIS-URG Oeste se preocupa em proporcionar conhecimentos relacionados a todos os tipos de atendimentos e capacitar tanto os médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas do SAMU, quanto os profissionais que atuam nas Portas de Pronto Atendimento dos municípios consorciados. Dessa vez o foco é o atendimento ao queimado, ocorrências que costumam acontecer em nossa área de atendimento”, enfatiza o diretor técnico do SAMU Oeste, Marco Aurélio Lobão.

Marcia Santos
Author: Marcia Santos

Publicado por

4 de setembro de 2023