CIS-URG e BOA atuam integrados em transferência de recém-nascidos

Na tarde desta segunda-feira, 11 de abril, a equipe do avião Arcanjo 09, do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) foi empenhada para realizar a transferência de gêmeos recém-nascidos, de Bom Despacho para a Santa Casa de Formiga.

Os bebês nasceram com 34 semanas de gestação e devido à prematuridade teriam que ficar em uma unidade de tratamento intensivo (UTI) neonatal para amadurecimento da função pulmonar. A pediatra que avaliou as crianças após o nascimento solicitou a transferência. Inicialmente se pensou em realizá-la via terrestre, mas os médicos das Unidades de Suporte Avançado (USAs) de Pará de Minas e Luz, que foram empenhadas para esse transporte, optaram por solicitar apoio aéreo.

Às 15h19 o Arcanjo 09 pousou em Bom Despacho. A equipe da USA aguardava no aeroporto e seguiu com a equipe médica do CIS-URG que tripula o SAAV até a Santa Casa. Todo o preparo para o voo foi realizado, voltaram para o aeroporto e às 16h21 o avião decolou rumo a Formiga, onde a equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) já aguardava no campo de aviação e concluiu a transferência dos gêmeos até a Santa Casa.

“Os bebês estavam bem, estáveis, mas eu e Mabel, médica da USA de Luz, analisamos e achamos melhor solicitar apoio aéreo, pois seria mais rápido e confortável para eles”, conta o médico Pablo de Souza, da equipe da USA de Pará de Minas.

“Desde que o CIS-URG assumiu o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV-MG) do Governo de Minas Gerais, através de convênio com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), foram realizados diversos atendimentos com apoio aéreo em municípios da região oeste e de todo o Estado. Uma parceria que deu muito certo, onde a manutenção, equipe dos pilotos e abastecimento são feitas pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais, os médicos e enfermeiros são do CIS-URG Oeste. Ficamos felizes contribuir para essa melhoria e parabenizamos todos os profissionais que trabalham com tanta dedicação, em especial àqueles que atuaram nesta transferência”, destaca o presidente do CIS-URG Oeste e prefeito de Bambuí, Olívio José Teixeira.

A equipe da USB de Bom Despacho atuou neste atendimento apoiando a USA de Pará de Minas.

13 de abril de 2022