CIS-URG capacita profissionais da educação em Itaúna

Professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de ensino infantil e básico, têm que aprender noções básicas de primeiros socorros. É o que determina a lei 13.722, denominada Lei Lucas, sancionada em outubro de 2018. Ela foi criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017, depois de engasgar com um pedaço de cachorro-quente durante um passeio escolar, em Campinas (SP). Na ocasião não havia ninguém preparado por perto para socorrê-lo e assim evitar a tragédia.

De acordo com a lei, os cursos de primeiros socorros devem ser ministrados por entidades especializadas em práticas de auxílio imediato e emergencial à população, com o objetivo de capacitar professores, diretores e funcionários para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médicas, até que o suporte médico especializado se torne possível.

A equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CIS-URG Oeste é ferramenta de excelência na capacitação para situações de urgência e emergência, incluindo primeiros socorros. No dia 28 de agosto os instrutores do NEP estiveram em Itaúna ministrando treinamento para 134 profissionais das escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA na Secretaria Municipal de Educação.

Professores, pedagogos e diretores receberam orientação do condutor socorrista Leonam Souza e das técnicas de enfermagem Dária Aparecida e Mirian Márcia. A experiência e didática da equipe do CIS-URG Oeste tem sido de grande valia para diversas entidades de ensino nos 65 municípios consorciados. “Estamos totalmente à disposição das escolas municipais, estaduais e também particulares da nossa região para as capacitações. Inclusive o público leigo, para que esteja apto a prestar o socorro até a chegada de equipe especializada”, explica o condutor Leonam.

Por: Flávio Barão

10 de setembro de 2024