A capacitação em primeiros socorros prepara profissionais e cidadãos para agir com rapidez e eficácia diante de emergências como desmaios, quedas, engasgos, sangramentos, paradas cardiorrespiratórias, entre outras situações críticas.
Já a direção defensiva ensina condutores a prever, identificar e evitar situações de risco no trânsito. Vai além das leis; envolve atitudes prudentes, atenção constante, respeito aos limites de velocidade, condições climáticas e comportamento dos outros motoristas.
Empresas, escolas, órgãos públicos e condutores em geral se beneficiam diretamente dessas formações. Afinal, prevenir acidentes e saber como agir quando eles ocorrem é um compromisso com a vida.
Ciente do cenário, a equipe do Núcleo de Educação Permanente do CIS-URG Oeste, representada pelos condutores socorristas Fabiano Ribeiro e Jefferson Frederico, ministrou curso de Primeiros Socorros e Direção Defensiva para 22 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Pará, dia 19 de julho.
Primeiros socorros também foi o tema de treinamento para 22 profissionais da academia Conexão Fitness, em Divinópolis, no mesmo dia. As instrutoras do curso foram a enfermeira Maria Cândida e a técnica de enfermagem Janaina.