O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), por meio do SAMU, passou a divulgar visualmente, a partir desta quarta-feira (13), a Campanha Todos Contra a Pedofilia. Os veículos do SAMU, que percorrem a região Centro-Oeste de Minas Gerais, receberão o adesivo da campanha como forma de reforçar o compromisso com a prevenção e o combate à pedofilia.
Criada em 2008 pelo Promotor de Justiça da Vara da Infância e da Juventude, Casé Fortes, a Campanha Todos Contra a Pedofilia tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e, principalmente, de realizar denúncias de crimes contra crianças e adolescentes.
O SAMU, que já apoia a iniciativa desde a sua criação e sempre participa das ações, a partir de agora terá toda a sua frota carregando a campanha. “Os adesivos foram personalizados com as próprias cores do SAMU e serão colocados em nossos 50 veículos, no ponto de maior visibilidade deles, voltado para a calçada. Nós cuidamos diariamente de milhares de vidas e sabemos da importância de aderir cada vez mais a ações como essa, que tem como objetivo cuidar da saúde e do bem-estar de todos”, destacou o coordenador de Frotas do SAMU, Arthur Medeiros.
A divulgação e a prevenção contra os crimes de abuso e exploração sexual envolvendo menores de idade foram reforçadas pelo Promotor de Justiça Casé Fortes: “A nossa maior arma sempre vai ser a prevenção. Nós precisamos falar sobre esse assunto e, agora, com a adesão do Consórcio por meio dos adesivos, tenho certeza de que a nossa campanha será cada vez mais difundida e o nosso objetivo alcançado”.
José Márcio Zanardi, Secretário Executivo do CIS-URG Oeste, também ressaltou o compromisso do Consórcio com a vida e, principalmente, com o cuidado às crianças: “A partir de hoje, as ambulâncias do SAMU vão carregar esse adesivo pelas 65 cidades que compõem o CIS-URG Oeste. O nosso objetivo é ajudar a divulgar cada vez mais a Campanha Todos Contra a Pedofilia, ressaltando para todos que as nossas crianças e adolescentes têm que ser cuidadas, amadas e, principalmente, protegidas”.
Durante a ação, Casé Fortes também visitou a Central de Regulação do CIS-URG Oeste, acompanhando de perto a dinâmica dos atendimentos e conhecendo a estrutura, os profissionais e os municípios atendidos pelo Consórcio.