Acidentes envolvendo queimados acometem um milhão de pessoas, anualmente, no mundo inteiro. No Brasil, são cerca de 150 mil internações por ano e as crianças representam 30% desse número. Os dados são da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). Eles também apontam que 70% dos acidentes acontecem no ambiente doméstico.
Os números são significativos e reforçam a necessidade de conhecimento dos profissionais de saúde que atendem tais ocorrências.
Nesse sentido, a prática dos colaboradores do CIS-URG Oeste é de grande valia. A médica do Consórcio, Moema Paiva, tem vasta experiência no atendimento a queimados. Por isso foi solicitada para ministrar treinamento à equipe de Enfermagem do Hospital Manoel Gonçalves, em Itaúna.
Os 50 participantes receberam orientações sobre as etapas do atendimento, especialmente o emergencial. Segundo a Dra. Moema, o cuidado inicial ao paciente que sofreu queimadura não envolve apenas as lesões ocasionadas com o agente causador. “O primeiro cuidado é a manutenção da permeabilidade das vias aéreas, reposição de fluidos e controle da dor. São medidas que têm por finalidade diminuir complicações devido ao trauma térmico”, informou.
Por: Flávio Barão