CIS-URG apoia evento de apresentação e pactuação do perfil assistencial do Hospital Público Regional de Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, com apoio do CIS-URG, realizou na manhã da terça-feira, dia 07 de março, a cerimônia de apresentação e assinatura da pactuação do perfil assistencial do Hospital Público Divino Espírito Santo.

Todos os prefeitos das cidades que compõem a Macrorregião de Saúde Oeste foram convidados para participar do evento e aqueles que estavam presentes acompanharam a apresentação feita pelo secretário de saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva, e posteriormente, juntamente com o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, assinaram o pacto que será encaminhado para o Governo do Estado. Representantes de deputados estaduais, vereadores e secretários de saúde também participaram do encontro.

O Hospital Regional de Divinópolis será um hospital geral com serviços de alta complexidade e, considerando as propostas de incorporação de serviços de média complexidade hospitalar, ele terá potencial para ampliar o acesso da população da macrorregião, ofertando uma assistência mais qualificada e integral, podendo reduzir o tempo de espera para a realização de procedimentos eletivos.

O prefeito Gleidson Azevedo destacou o projeto. “Esse hospital regional é um grande investimento para toda a população e ele é de todos nós. O mais importante, quando estiver pronto, é fazê-lo funcionar, para que o cidadão seja atendido com rapidez e dignidade. Parabéns a todos os profissionais que lutaram pela construção e funcionamento da unidade de saúde”, pontuou.

O secretário executivo do CIS-URG Oeste, José Márcio Zanardi, destacou que o evento promovido pela Prefeitura de Divinópolis é de grande importância para toda a população da região Centro Oeste que depende do Sistema Único de Saúde. “O CIS-URG se empenhou para que os prefeitos estivessem presentes e assinassem o pacto assistencial, uma construção coletiva dos gestores dos 53 municípios da Macrorregião Oeste. Sabemos que a Prefeitura de Divinópolis, como gestora plena do SUS na cidade, poderia fazer isso sozinha, mas ela colocou isso à disposição de todos, para uma construção coletiva. Por isso, damos os parabéns”, destacou.

Geraldo Donizete Lima (Chumbinho), prefeito de Itaguara e presidente do CIS-URG, destacou a importância da união de todos para que, em breve, hospital esteja funcionando. “Precisamos dar as mãos e unir os esforços para fazer com que este hospital esteja em funcionamento o mais breve possível para atender a população que tanto precisa”, enfatizou.

O deputado federal Domingos Sávio também destacou a união de esforços e o caráter humanitário da obra. “A união de esforços entre todas as autoridades da região tem que ser uma marca deste hospital. Ele será o elo que vai integrar uma rede, com o SAMU e com os hospitais de cada cidade. Em breve, as pessoas serão recebidas em hospital público, com respeito, com valor, com ambiente adequado. Concluída a obra física começa a maior obra, a humana, de funcionar e salvar vidas”, lembrou.

As áreas de atuação do Hospital Regional apresentadas foram:

– Rede Materno Infantil: pré-natal de alto risco para as microrregiões desassistidas atualmente (Formiga, Pará de Minas, Bom Despacho e Itaúna), atendimento à gestão de alto risco para a Macrorregião, Centro de Parto Normal (CPN) para a micro Divinópolis, cirurgias pediátricas eletivas e de urgência.

– Rede de atenção psicossocial

– Cardiologia (cirurgias cardiológicas, stent, CATE, grande demanda, cirurgia vasculares, endopróteses carótidas, by-pass vasculares)

– Neurologia (neurocirurgias vasculares-aneurisma cerebrais)

– Ortopedia

– Obesidade (habilitação em alta complexidade na linha de cuidado ao indivíduo com obesidade e sobrepeso)

– Oftalmologia (habilitação em unidade de atenção especializada em oftalmologia de média e alta complexidade e Centro de Referência em Oftalmologia)

– Grandes queimados

– Parcerias: Outra importante definição é a parceria com instituições de ensino, sendo o Hospital Regional um dispositivo de fortalecimento do SUS e hospital universitário de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área da saúde.

Leitos sugeridos:

De acordo com o que foi definido, a sugestão para a divisão dos leitos, ficou provisoriamente definida assim:

– Unidade de Terapia Intensiva: 30 UTI Adulto (sendo 3 para queimados), 10 UTI Pediátrica, 8 UTI neonatal, 8 unidades de cuidados intensivos (UCI) e 4 canguru (unidades hospitalares cuja infraestrutura física e material permita acolher mãe e filho para prática do método canguru).

– Clínica Médica (clínica geral e saúde mental): 34 leitos

– Clínica Cirúrgica (cirurgia geral, ortopedia/traumatologia, cardiologia/hemodinâmica, cirurgia vascular/endovascular, neurocirurgia, otorrino, oftalmologia, urologia, grande queimado): 40 leitos

– Pediatria clínica: 10 leitos

– Pediatria cirúrgica: 10 leitos

– Obstetrícia clínica: 20 leitos

– Obstetrícia cirúrgica: 10 leitos

– Gestação de Alto Risco: 12 leitos

– Centro de Parto Normal (intra-hospitalar Tipo II): 3 PPP

No link abaixo tem as fotos do evento.
Pacto Assistencial do Hospital Regional de Divinópolis

8 de março de 2023