SAMU Oeste aguarda habilitação no Ministério da Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Oeste tem pautado suas ações técnicas e administrativas desde sua inauguração, para ser habilitado e qualificado pelo Ministério da Saúde (MS) dentro do Programa Nacional de Atenção às Urgências. Toda documentação que diz respeito ao processo já foi providenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG) e enviada para a Secretaria de Estado de Saúde, que a partir de então é responsável pela apresentação dos documentos ao Ministério.

Na última sexta-feira (24), representantes do CIS-URG Oeste se reuniram na capital com o Secretário Nacional de Atenção às Urgências Francisco Assis Figueiredo e com Subsecretário de Políticas e Ações de Saúde Homero Cláudio Rocha Souza Filho.

A reunião foi agendada pelo deputado federal Domingos Sávio, que na ocasião reforçou a importância do Serviço para a região. Estiveram presentes o Presidente do Conselho Deliberativo do CIS-URG e prefeito de Luz, Ailton Durte, o Secretário Executivo e coordenador do SAMU Oeste José Márcio Zanardi, o Gerente de Logística Dárcio Abud Lemos e o vice-prefeito de Divinópolis Rinaldo Valério.

“Com a habilitação, o SAMU Oeste passará a receber inicialmente cerca de R$ 680 mil de repasse Federal. Isso significa que o Estado será desonerado neste mesmo valor e repassará o saldo restante do custeio mensal”, disse o coordenador do SAMU, José Marcio Zanardi.

“Já providenciamos toda documentação exigida pelo Ministério da Saúde, que é referente à comprovação de produção mensal, comprovantes de contratação dos profissionais, comprovantes de seguro das ambulâncias, comprovantes da produção ambulatorial, certidões de regularidade, comprovantes de regularidade de pagamento dos servidores, do INSS e do FGTS, dentre outras. São documentos que comprovam que o SAMU Oeste está plenamente em dia com todas as obrigações legais”, reforçou José Marcio.

Francisco Assis, do Ministério da Saúde, ressaltou durante a reunião, que tão logo seja apresentada a documentação pela SES, ela será apreciada. Ele se comprometeu a dar agilidade no processo de habilitação do SAMU.

Na ocasião também foram tratados assuntos referentes à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto e Hospital Regional Divino Espirito Santo.

27 de novembro de 2017