I Simpósio de Cardiologia.

O CIS-URG Oeste, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou na quinta-feira, 12 de dezembro, de 13 às 18 horas, o I Simpósio de Cardiologia. O evento realizado no Espaço para Eventos Vitória Cândida, localizado no Bairro Bom Pastor, em Divinópolis, foi aberto a profissionais da rede de saúde da Região Oeste.

Três médicos especialistas na área estiveram à frente da capacitação. O tema Arritmias foi abordado pelo Dr. Daniel Soares Souza, os temas Crise Hipertensiva e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) ficaramm a cargo do Dr. Rogério Barbieri Sichieri e o Dr. Eduardo Henrique falou sobre Parada Cardiorrespiratória (PCR).

De acordo com o conteúdo disponibilizado no site InfoEscola, o coração é o órgão central do sistema circulatório, sendo responsável pelo contínuo bombeamento de sangue através dos vasos sanguíneos. Seu correto funcionamento é essencial para a manutenção da vida, uma vez que é através do sangue que todos os tecidos corporais recebem nutrientes e oxigênio. Condições médicas relacionadas ao coração são consideradas gravíssimas, causando a morte de milhões de pessoas por ano, e devem receber tratamento imediato.

Grande parte das doenças que acometem o coração têm em comum, fatores de risco associados ao sedentarismo, aumento da pressão arterial, alimentação desbalanceada, obesidade, tabagismo, histórico familiar de doenças cardiovasculares, diabetes descontrolada e desregulação da tireoide. Realizar exames de rotina, alterar os hábitos alimentares para reduzir o consumo de gorduras, sal e açúcar, reduzir a ingestão de álcool e parar de fumar, fazer exercícios físicos regularmente e tratar condições de saúde crônicas pré-existentes são as medidas mais eficazes para conservar o bem-estar cardíaco.

Confira os registros do evento feitos pela fotógrafa Paula Gomes, clique aqui.

18 de dezembro de 2019