CIS-URG Oeste completa seis anos de fundação.

Sob a coordenação de José Marcio Zanardi, foi realizada no dia 19 de fevereiro de 2014, na sede da Superintendência Regional de Saúde em Divinópolis/MG, a fundação do CIS-URG Oeste. Prefeitos e secretários de saúde se reuniram e deram início a um novo cenário para a saúde da Região Ampliada Oeste.

Muito trabalho e dedicação que fizeram tornar realidade o sonho do SAMU na Região.

O atual prefeito da cidade de Luz, Ailton Duarte, participou deste encontro e afirma que a criação deste SAMU foi a melhor coisa em questão de saúde, de vidas humanas, dos 54 municípios. “A gente sabe que todo início de uma instituição é muito difícil encaminhar, até começar a andar. Foram muitas idas e vindas em Brasília, em Belo Horizonte, até que se conseguiu realmente receber as ambulâncias. Foi algo realizado passo a passo, com muita dedicação de todo o grupo. Um trabalho liderado pelo José Marcio, que foi linha de frente todo esse tempo e com apoio dos prefeitos. O deputado Domingos Sávio colaborou muito e em uma de nossas idas à Brasília estivemos reunidos com o Ministro da Saúde que viabilizou o aporte do Governo Federal para o SAMU, o que contribuiu também para a liberação da verba do Estado. Assim as coisas foram encaminhando com muita atenção e estão encaminhadas até hoje. Todos os municípios que integram o Consórcio ganharam muito com isso, especialmente na questão de transferências de pacientes, pois os municípios tinham um alto custo e hoje facilitou muito a porta aberta que o SAMU tem. São várias questões que trazem grande benefício para a Região Oeste.”, enfatiza.

Desde que foi fundado, o Consórcio teve três presidentes. O primeiro foi Wladmir Azevedo, de 2014 a 2016, o segundo foi o prefeito da cidade de Luz, Ailton Duarte, durante os anos de 2017 e 2018 e atualmente é presidido pelo prefeito de Carmo de Cajuru, Edson Vilela, que destaca que as ações do SAMU têm demonstrado transformação na realidade da saúde da população dos 54 municípios consorciados. Vilela ressalta ainda o reconhecimento a nível nacional, da gestão, da qualidade do serviço, prestado e que o Consórcio está pleiteando a gestão e administração do Hospital Regional, não só para finalizar a obra em parceria com a iniciativa privada, mas também junto com os municípios.

São os primeiros seis anos de um trabalho que cada dia mais tem total dedicação dos colaboradores para que continue fazendo a diferença para a população da região oeste no atendimento de urgência e emergência.

20 de fevereiro de 2020