
A equipe do Hospital do Coração de São Paulo (HCOR) visitou nesta quarta-feira, 26 de novembro, a UPA Divinópolis no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), reforçando a cooperação técnica entre o Ministério da Saúde e hospitais de excelência para qualificação contínua das urgências.
Durante a visita, os consultores destacaram surpresa positiva com as práticas já adotadas, a organização estrutural da Unidade e a maturidade dos protocolos assistenciais já instituídos, incluindo sepse, Acidente Vascular Cerebral (AVC), dor torácica e fluxos de estratificação de risco.
No treinamento de Boas Práticas, projeto nacional do PROADI-SUS criado em 2009 e presente em mais de 800 UPAs do país, foram revisados os eixos de apoio diagnóstico e implementação de protocolos, com foco em:
SCA – Síndrome Coronariana Aguda: porta-eletro, porta-agulha, adesão medicamentosa
AVC – Acidente Vascular Cerebral: porta-avaliação médica, escala de Cincinnati
SEPSE: lactato, hemocultura, antibioticoterapia na 1ª hora, reposição volêmica
Também foram analisadas ações de melhoria de processos, incluindo aplicação do Lean (metodologia de gestão para redução de desperdícios), padronização de formulários por cor, alerta sonoro para intercorrências e dinâmicas de engajamento das equipes.
O monitoramento ocorrerá pela plataforma REDCap – Research Electronic Data Capture, com encontros mensais online e plano de resgate quando houver queda de engajamento.
A visita reforça que a UPA Divinópolis já alcançou importantes avanços estruturais e assistenciais, e que certamente temos muito a ganhar com as novas melhorias e com a continuidade da parceria PROADI-SUS/HCOR/Ministério da Saúde.
