A Unidade de Pronto Atendimento 24h Padre Roberto Cordeiro Martins – UPA Divinópolis completou 11 anos no dia 28 de março de 2025. Fundada em 2014, no bairro Ponte Funda em Divinópolis, a UPA foi criada para melhor atender os casos de urgência e emergência de Divinópolis e mais cinco cidades vizinhas
A Unidade recebe o nome Padre Roberto Cordeiro Martins em homenagem a um padre nascido em 1949 na cidade de Carmo do Cajuru/MG, ordenado aos 33 anos e que se destacou em solo divinopolitano servindo nas paróquias da cidade.
A UPA – Divinópolis possui 1.800 metros quadrados construídos, atendendo uma média diária de 400 pacientes. Contando com 7 leitos pediátricos, 35 leitos para adultos, além de leitos extras que são disponibilizados sob demanda. Atende, além de Divinópolis, os municípios de Araújos, Carmo do Cajuru, Perdigão, São Gonçalo do Pará e São Sebastião do Oeste.
Atualmente conta com uma estrutura organizacional bem definida, uma gestão centrada em uma diretoria presente, coordenadores comprometidos e mais de 300 colaboradores altamente treinados para atendimento humanizado à população.
Unidade de Pronto Atendimento em novo formato no bairro Ponte Funda
Antes da fundação da UPA no bairro Ponte Funda, existia o Pronto Socorro Regional, na Praça Pedro X Gontijo, local onde era a antiga rodoviária, no Centro de Divinópolis. Cristiane Joaquim, diretora de atenção em urgência e emergência de 2011 à 2021, e atualmente diretora de regulação e saúde e urgência e emergência da prefeitura de Divinópolis, recorda que até 2009, o pronto socorro não era habilitado no Ministério da Saúde e não possuía financiamento estadual e federal. Então, o município começou a organizar um movimento para habilitar o serviço, a fim de que houvesse ajuda de custo.
O Dr. Marco Aurélio Lobão, ex-diretor técnico do pronto socorro central de 2012 até seu fechamento em 2014, e da UPA – Divinópolis, de 2014 à 2020, recorda sobre o estudo de local para receber a nova UPA. “Foi feita uma análise sobre a cidade, sua população, distribuição de moradores e se constatou que a maior densidade populacional estava localizada na região sudeste, possuindo como ponto destaque o bairro Ponte Funda. Na época, houve uma insatisfação muito grande da população, porque não entenderam o motivo por qual a UPA sairia do centro da cidade e mudaria para um bairro como o Ponte Funda. Alegavam que o novo endereço era longe, mas isso depende de onde você está localizado na cidade, pois para a maior parte da população do município, ela está mais perto do que no centro, onde era localizada antes. E sem contar com a dificuldade de trânsito e de acesso à Unidade para quem chegava embarcado através da ambulância ou automóveis. No novo local, isso não seria mais um problema, pois haveria um estacionamento amplo e de fácil acesso.”, explica Lobão.
Cristiane relata que a UPA possuía um formato com desenho próprio, com planta do equipamento igual para todas as cidades. Então o município se movimentou e habilitou Divinópolis junto ao Ministério da Saúde nesse novo formato de instituição. Com isso, iniciou-se a construção da nova UPA.
Atendimentos na UPA e gestão CIS-URG Oeste
No dia 16 de julho de 2024 o CIS-URG Oeste assumiu a gestão da UPA Divinópolis. De acordo com a secretária de saúde do município, Sheila Salvino, o trabalho realizado pelo CIS-URG Oeste vem sendo bem executado, com organização do serviço. Ela destaca que as queixas e problemas da Unidade diminuíram consideravelmente, e faz uma observação quanto à permanência de pacientes. “O município e o próprio CIS-URG Oeste não têm poder de definição. Dependemos do SUS Fácil na liberação de vagas para que as transferências possam ser feitas. O que cabe à Unidade, e tem sido feito de forma exitosa, é o atendimento humanizado ao paciente enquanto aguarda a liberação da vaga pelo Estado.”. Já para a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, a mudança do formato de gestão, que em três tempos da história da UPA foi feita por organizações sociais (OSs), para consórcio público de saúde foi vista de forma muito positiva desde que foi proposta para a prefeitura. “O CIS-URG Oeste tem uma referência diferenciada na gestão do SAMU em 65 municípios de Minas Gerais, e vimos, desde o início, que foi uma decisão muito acertada, pois houve melhorias significativas para a população com o gerenciamento realizado de forma transparente com muita competência técnica e administrativa.”, destaca.
Com protocolos bem definidos, atualmente a UPA Divinópolis funciona no sistema fast track, uma forma de atendimento que prioriza pacientes com quadros menos complexos, agilizando a assistência e administrando o fluxo de pacientes.
O atual gerente assistencial e o atual diretor técnico da UPA, Cleverson Humberto e Marco Antônio Expedito, relatam que o gerenciamento do CIS-URG Oeste apresentou grande diferencial na humanização da unidade. “A missão é centrada no paciente e as ações da gestão são planejadas para promover melhorias na qualidade do atendimento e na satisfação profissional, pois elas refletem diretamente na redução do tempo de permanência do paciente na Unidade. Hoje a gente está muito feliz em poder participar e mostrar que a gestão é exitosa, que conseguimos fazer uma virada muito grande de funcionamento e prestação de serviços.”, enfatizam
Primeiro atendimento na UPA Padre Roberto Cordeiro Martins
Dr. Marco Aurélio presenciou histórias memoráveis da realização de um objetivo que visava atender da melhor forma a população. Relata que mesmo antes da inauguração oficial, instantes antes da abertura, o atendimento já entrou em funcionamento para receber uma paciente que estava na porta do local passando mal. “A mesma foi atendida e devidamente medicada, sendo a primeira de muitas pessoas cuidadas pela equipe da UPA. O momento foi registrado a fim de recordar do atendimento e a prioridade em cuidar de vidas no local.”, conta emocionado.
Dona Lacerda, uma das funcionárias mais antigas da UPA
Há 11 anos a UPA 24h Padre Roberto Cordeiro Martins – Unidade de Divinópolis conta com Maria da Conceição Aparecida de Lacerda Bento, conhecida por Dona Lacerda, uma de suas colaboradoras mais antigas. Ela, que antes integrava a equipe do Pronto Socorro de Divinópolis/MG, foi convidada pelo então diretor técnico Dr. Marco Aurélio Lobão e pela diretora Cristiane Joaquim para trabalhar na UPA atuando como Coordenadora de Hotelaria. Conta com muita satisfação que exerce com muito orgulho a função para a qual foi designada.
Relembrando histórias a colaboradora relata que houve dias difíceis e agitados. “É inevitável essa rotina intensa, principalmente em um ambiente hospitalar, onde o sofrimento é visível em muitos olhares. No entanto, apesar de tudo, posso afirmar que os dias foram, na maioria das vezes, melhores. Aqui na UPA, milagres acontecem todos os dias!”.
Maria da Conceição recorda sua história profissional na unidade com emoção: “Ao falar sobre minha trajetória, sobre os ensinamentos e as boas convivências, me emociono. Continuo aqui com muito prazer e determinação, com o desejo de sempre fazer o meu melhor. É muito gratificante fazer parte de uma organização que valoriza o esforço e o empenho de seus colaboradores. Sou privilegiada por poder continuar trabalhando na UPA 24h Padre Roberto Cordeiro Martins e por ter a oportunidade de contribuir com a gestão do CIS-URG OESTE. Que venham mais 11 anos!”.
Por Kamilly Castro – Estagiária em comunicação do CIS-URG Oeste
Márcia Santos – Assessora de Cominicação do CIS-URG Oeste