Treinamento aborda práticas avançadas de atendimento aéreo

Criado há 11 anos para possibilitar e agilizar o acesso ao serviço de saúde em qualquer parte de Minas Gerais, seja em unidades hospitalares ou locais de difícil acesso, o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) oferece solução de transporte e recurso especializado para atendimentos de urgência e emergência, de modo rápido e efetivo, com mais assertividade e segurança nos tratamentos.

O SAAV é fruto de esforço conjunto entre Governo de Minas, Corpo de Bombeiros e SAMU, por meio dos consórcios regionais de saúde.

O aprimoramento dos serviços, através da capacitação das equipes de trabalho, é um compromisso permanente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste).

Nos dias 04 e 05 de setembro, houve importante treinamento de Práticas Avançadas de Atendimento, do qual participaram 47 médicos e enfermeiros do Consórcio.

Realizado no Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em Belo Horizonte, a capacitação foi ministrada pelos médicos Cláudio Okawa, Caio Nogueira, Ana Carolina e Saulo Duarte; e os enfermeiros Rodrigo Marques, Ana Paula, Carlos Abreu e Flávia Assis.

Temas fundamentais na rotina da equipe do SAAV foram abordados, além de relatos de casos, simulações, manejo de materiais e oficinas.

“O objetivo do treinamento é alinhar questões administrativas e promover oficinas para aprimorar a proficiência técnica, já que o atendimento do SAAV demanda maior segurança e princípios técnicos que não podem ser negligenciados”, afirma o médico e diretor técnico do CIS-URG Oeste, Marco Aurélio Lobão.

Para a coordenadora da regulação de urgências do Consórcio, Thamara Lesse, o treinamento permitiu a troca de experiências e aperfeiçoamento das habilidades. “Foram dois dias intensos, esclarecedores e com um convívio social importante para os colaboradores. Todos os profissionais participantes são selecionados de acordo com suas técnicas e experiências, fator essencial para assegurarmos o atendimento de qualidade que o CIS-URG Oeste proporciona”, enfatiza.

12 de setembro de 2023