Simpósio de Apresentação das Nosologias por Especialidades na Região Ampliada Oeste realizado pelo CIS-URG Oeste

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do realizou na tarde do dia 06 de maio, de 13 às 17 horas, no auditório da Faculdade Pitágoras, em Divinópolis, o I Simpósio de Apresentação das Nosologias por Especialidades na Região Ampliada Oeste.

Profissionais de saúde que atuam nas urgências, gestores hospitalares e gestores de saúde dos municípios que compõem o CIS-URG Oeste participaram do evento composto por palestras e finalizado por uma mesa-redonda. Os temas abordados foram: “Regulação na Macro Oeste e apresentação dos fluxos de nosologias definidos em comitê gestor, onde podemos melhorar?”, palestrante Marco Aurélio Lobão, médico e diretor técnico do CIS-URG SAMU Oeste.; “Nosologias em neurologia, o grande desafio do AVC”, o palestrante foi o médico neurologista, Carlos Eduardo Massote Fontanini; “Nosologias em cardiologia, indo além do IAM com supra”, o palestrante foi o médico cardiologista Christian Alessandro Nery Freitas; “Nosologias em ortopedia, é possível o Nível 3 atender as fraturas expostas?”, palestrante Adriano Augusto Pimenta de Oliveira, médico ortopedista; e “Nosologias em obstetrícia, critérios para indicação de transferências e o papel do SAMU”, palestra realizada pela médica Maria Elizabete Araújo.

“O simpósio foi esclarecedor para entendermos algumas peculiaridades no momento de solicitar a equipe de emergência, potencializando o tempo resposta para tratamento do paciente, que é crucial pra sua recuperação. Outro ponto positivo foi interagir com profissionais de outros municípios para entender melhor a realidade de nossa macrorregião e poder fazer um trabalho alinhado e em rede”, conta a enfermeira e diretora de urgência e emergência do município de Cláudio, Luana Vilela e Vilaça.

Marco Aurélio Lobão, diretor técnico do CIS-URG avalia que o evento foi muito positivo. “Foi uma satisfação poder conversar com as pessoas das origens, destinos, dos municípios, com os profissionais do SAMU, das portas hospitalares e, principalmente, conseguimos conciliar a parte técnica, a parte de gestão e a parte operacional”, comemora.

12 de maio de 2022