São Sebastião do Oeste recebe ação educativa do SAMU

Nesta sexta-feira (20) foi a vez de São Sebastião do Oeste receber a ação educativa promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em parceria com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação. Na cidade, a equipe esclareceu dúvidas, falou sobre os atendimentos, como e quando o 192 deve ser acionado.

A primeira parte da ação ocorreu no Salão Paroquial com uma reunião com as equipes de Saúde do município. Em seguida, a equipe seguiu para a Escola Municipal Deputado Jaime Martins, onde o diretor médico Marco Aurélio Lobão e o coordenador do SAMU José Marcio Zanardi fizeram uma palestra sobre Serviço.

Para o secretário de Saúde Gutemberg Dias, foi uma oportunidade para que a comunidade aprendesse um pouco mais sobre as funcionalidades do SAMU, que atua na região desde junho deste ano. “Essa parceria: Saúde, Educação e o SAMU é muito importante. Conseguimos neste evento divulgar tanto para os profissionais da Saúde quanto para a população, principalmente para os adolescentes que disseminam a informação sobre o Serviço, que de fato, salva vidas”, destacou.

Após a palestra na escola os alunos foram divididos em grupos para treinamentos de aplicação de manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar, Atendimento da Parada Cardiorrespiratória e como proceder em casos de Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE). Para a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) Larissa Martins, é sempre válido ampliar o número de pessoas que tenham capacidade de iniciar uma massagem cardíaca em uma vítima até a chegada da ambulância no local.

A secretária de Educação Jaíne Nascimento, também ressaltou a parceria entre as duas pastas e o SAMU. “Foi de suma importância a presença do SAMU na escola. Esclareceu para todos como deve-se fazer o uso do Serviço e também como proceder com os primeiros socorros para adiantar o salvamento de uma possível vítima”, disse. “Eu já conhecia o trabalho, mas não atuante como está agora. Estamos muito satisfeitos com os atendimentos e sempre que acionamos o SAMU, ele atendeu prontamente”, completou a secretária.

“O Serviço é muito resolutivo e atende muito bem as expectativas no município. São Sebastião do Oeste está em uma área centralizada e isso nos deixa bem assistidos com ambulâncias em municípios próximos como Divinópolis e Itapecerica. O SAMU será sempre muito importante para a população”, finalizou Gutemberg, secretário de Saúde.

gerencia
Author: gerencia

Publicado por

20 de outubro de 2017